Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PLENÁRIA NACIONAL DE MULHERES
Cantinho da Criança interage com programação da Plenária
WhatsApp

10 de Novembro de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
plenária nacional de mulheres



As mães com crianças pequenas também puderam participar da 6ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, que acontece desde terça-feira (08) e vai até amanhã (11), em Brasília. A CONTAG montou o “Cantinho da Criança” para possibilitar que essas mamães viessem com seus filhos e filhas e pudessem contribuir com os debates sem se preocupar com quem deixar as crianças e como cuidar entre uma atividade e outra.

Mas, diferente de outros momentos em que tinham cuidadoras para ficar com as crianças, dessa vez, houve uma preocupação e um cuidado de já inserir as pequenas e pequenos no universo do movimento sindical, cumprindo reivindicação da pauta interna da Marcha das Margaridas e potencializando as ações da entidade quanto à Proteção Infanto-Juvenil, coordenada pela Secretaria de Políticas Sociais. Na véspera do início da Plenária de Mulheres, houve uma conversa com as três educadoras contratadas sobre as bandeiras de luta da CONTAG e, assim, fizeram um planejamento das atividades a serem trabalhadas, principalmente para excluir qualquer tipo de material audiovisual e literatura que reproduzissem a cultura machista e sexista. As crianças também foram inseridas na programação da Plenária, como nas místicas da abertura e desta quinta-feira (10), para que, desde pequenos(as), já entendam a importância da participação da mãe nas ações do movimento sindical e já ser um processo de formação para a sucessão rural. Além disso, foi feita a leitura do gibi sobre a erradicação do trabalho infantil, foram contadas histórias com fantoches e as músicas escolhidas trazem a cultura do MSTTR e da agricultura familiar. A alimentação também mereceu atenção – bem variada, com muitas verduras e legumes, com sucos naturais, frutas e biscoito de polvilho.

Para as educadoras com mais experiência no cuidado com as crianças do movimento sindical, foi bem importante conhecer melhor o trabalho desenvolvido pela CONTAG para ajudar a planejar as atividades com as crianças, e elogiaram a melhoria na estrutura para recebê-las dessa vez, quando foi disponibilizado um quarto com banheiro, camas e vários brinquedos e materiais à disposição. “Tem que acabar com essa cultura de que a mulher não pode participar das atividades para cuidar das crianças”, defenderam as educadoras.

O "Cantinho" está com cinco crianças de 1 a 4 anos. Uma delas é o Ryan de 3 anos e 4 meses. A mãe dele é Gercina Vieira Marques, do Maranhão, que veio à Brasília com o filho pela primeira vez quando ele estava com 1 ano de idade, quando participou da 5ª Turma Nacional da ENFOC. “Quando eu engravidei, ficava imaginando como seria porque eu via a condição das minhas companheiras que não tinham com quem deixar os seus filhos. E muitas vezes deixavam de participar das atividades por essa dificuldade. Então, esse espaço para cuidar das nossas crianças nos momentos de atividade é muito importante porque você dá a oportunidade para a mulher vir com uma preocupação a menos, de estar perto do seu filho, e sabendo que enquanto está na reunião o seu filho está sendo bem cuidado pela equipe. Isso é fundamental e estou tentando implementar no meu estado.”

E o fato de as crianças estarem interagindo mais com a programação do movimento sindical também agradou a mãe. “Desde pequenos(as), eles(as) começam a entender as atividades do movimento sindical. O Ryan, por exemplo, sempre participa das cirandas comigo, já entende, ele gosta das músicas. Eu acredito que essa interação contribui para o desenvolvimento das crianças, já cresce tendo uma noção do que é o movimento sindical, o que é a agricultura familiar, a importância da nossa luta e vai criando a sua aptidão desde cedo. Essa interação precisa acontecer para que essa tão sonhada sucessão rural possa acontecer”, destacou a mãe do Ryan.







FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico