A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag/AL) espera fechar na próxima quinta-feira (20) a Convenção Coletiva (CCT) 2008/2009 do setor canavieiro do estado. Esta já é a terceira tentativa de acordo com o setor patronal só este mês. A CCT beneficiará cerca de 100 mil pessoas que lidam com as diversas atividades do setor canavieiro.
Os assalariados e assalariadas rurais têm uma pauta de 60 itens. Os agricultores e agricultoras reivindicam aumento de 25% do salário atual, que é de R$ 427, e redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
Além da Fetag/AL, negociam a CCT 2008/2009 a associação dos plantadores de cana-de-açúcar, a federação de agricultura estadual e uma comissão que representa as 24 usinas de açúcar e álcool da região.
O presidente da Fetag/AL, Antônio Vitorino da Silva, lamenta que o acordo ainda não tenha sido assinado. "Infelizmente, não conseguimos fazer com que o setor patronal se sensibilize para as causas trabalhistas. No entanto, acreditamos que nesta próxima rodada alguns itens já sejam negociados", afirma. FONTE: Danielle Santos, Agência Contag de Notícias