A pauta de reivindicações 2008/2009 dos trabalhadores e trabalhadoras da cana-de-açúcar de Alagoas será entregue aos patrões até quarta-feira (24). Os canavieiros e canavieiras aprovaram ontem (21) o documento. Os sindicatos (STTRs) de 49 municípios do estado realizaram assembléias simultâneas para votar a pauta, que servirá de base para a negociação da Convenção Coletiva (CCT) 2008/2009.
A pauta é composta por 64 itens. Os agricultores e agricultoras pedem adicional noturno e de insalubridade, segurança no transporte dos trabalhadores e trabalhadoras, fornecimento de ferramentas e equipamentos de segurança individual.
A secretária de Comunicação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura em Alagoas (Fetag/AL), Maria do Ó do Nascimento, diz que a primeira mesa de negociação acontecerá 10 dias depois de protocolada a pauta de reivindicações. A dirigente espera que a CCT 2008/2009 esteja fechada antes da data-base da categoria, que é 1° de novembro. "Apesar de o reajuste salarial ser retroativo, não queremos que as negociações se arrastem por muito tempo", frisou Maria do Nascimento. FONTE: Fetag/AL