Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FESTIVAL NACIONAL DA JUVENTUDE RURAL
Caminhada em Brasília e anúncio do governo federal marcam encerramento do 4º Festival Nacional da Juventude Rural
WhatsApp

27 de Abril de 2023


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
contag
festival da juventude rural
jovens rurais

A região central de Brasília amanheceu ocupada pela juventude rural. Logo cedo, os 5 mil jovens rurais participantes do 4º Festival Nacional da Juventude Rural saíram do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade em caminhada sentido à Esplanada dos Ministérios. Com suas faixas, camisas coloridas, cantos, poemas, batuques e muita energia, caminharam por mais de seis quilômetros destacando as suas bandeiras de luta, a sua vontade de permanecer no campo e de reconstruir o País.


Foto: Rafael Fernandes

O tema “Semeando Resistência e Cultivando um Mundo Novo” foi repetido diversas vezes ao longo do percurso, bem como o apoio da população, com acenos, buzinaços e aplausos. A juventude mostrou que não é apenas o futuro da agricultura familiar, mas também o presente, e que medidas precisam ser executadas com urgência para que a vontade de permanecer no campo com qualidade de vida seja uma realidade na vida de 6,7 milhões de jovens entre 16 e 32 anos que ainda vivem no meio rural brasileiro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) de 2020.

Ao final da caminhada, em frente ao Congresso Nacional, foi realizado o ato político com falas de diversos parlamentares, de representantes de organizações parceiras, da Diretoria da CONTAG e da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR). Um dos momentos especiais do ato foi a chegada de uma comitiva do governo federal para a entrega de documento com a resposta às reivindicações apresentadas na Pauta do 4º Festival Nacional da Juventude Rural. Alguns dos representantes fizeram o anúncio das principais medidas no carro de som.


Foto: Rafael Fernandes

“Em nome do presidente do Lula e do ministro Márcio Macêdo e de todos os ministros que compuseram o nosso Grupo de Trabalho, trago os cumprimentos a vocês”, disse a secretária executiva da Secretaria Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho. Ela listou os ministérios mobilizados nas negociações: Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Trabalho e Emprego, Meio Ambiente, Turismo, Comunicações, Educação, Cultura e Saúde. 

“O Ministério das Comunicações vai entrar com o programa para internet rural para aumentar a velocidade da banda larga no meio rural. O Meio Ambiente com chamadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) com, no mínimo, 30% de jovens. O Ministério do Trabalho e Emprego vai reeditar o Consórcio Social da Juventude Rural. Ministério da Educação vai homologar o parecer do Conselho Nacional da Educação que reconhece a pedagogia da alternância como estratégia de formação dos sujeitos”. Maria Fernanda fez outros anúncios, bem como outros representantes do governo, a exemplo do crédito fundiário para a juventude rural e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural.

Clique AQUI para baixar o caderno de resposta do governo federal.

Clique AQUI para baixar o anúncio feito pelo governo no encerramento do Festival.


Foto: Rafael Fernandes

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, explicou que esse anúncio feito no encerramento do Festival traz uma parte das medidas negociadas com o governo. Outra parte será anunciada no Plano Safra, na resposta das negociações dos demais pontos da Pauta do Grito da Terra Brasil e também da Marcha das Margaridas, em agosto.

“Ao voltar para os seus estados, levem o recado do 4º Festival que foi um sucesso. Foi bastante mobilizado, discutido e valorizado pelo governo e pela sociedade”, destacou o dirigente.


Foto: César Ramos

A secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon, encerrou o 4º Festival Nacional da Juventude Rural destacando o protagonismo da juventude na agricultura familiar. “Somos o futuro sim, mas não teremos um futuro se esse presente não for olhado agora. Somos resistência! Estamos construindo a nossa história enquanto juventude rural no nosso País. Aqui está o grande resultado da nossa caminhada e do nosso 4º Festival. Queremos permanecer no campo não apenas para produzir, mas também com qualidade, como espaço de vida, como espaço nosso, como nosso território.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico