Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Biodigestor vai beneficiar 56 famílias do PNHR
WhatsApp

14 de Novembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

Quem disse que o biodigestor é tecnologia apenas para as grandes empresas? Por ter um baixo custo, ser de fácil manejo e ter a capacidade de produzir o biogás também pode ser utilizado em escala familiar. Essa é a proposta do Projeto Biodigestor: Uma tecnologia Social no Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR. Essas informações serão apresentadas no Encontro Estadual, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro, às 8h, no Clube Harmonia, em São Luiz Gonzaga. O vice-presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e Márcio Langer, assessor de Política Agrícola, estarão presentes.

A Associação Sepé Tiaraju, que tem à frente Geovani Luiz Hoff, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luiz Gonzaga, vai ser a responsável pela implementação de 56 biodigestores de pequeno porte para beneficiários do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) associados de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Habitacional da Agricultura Familiar (Coohaf) da Fetag. As famílias beneficiadas são de Santo Antônio, São Luiz Gonzaga, Rolador, São Nicolau e Roque Gonzales serão beneficiadas com a implantação dessa tecnologia. No Brasil, o projeto beneficiará 335 famílias agricultoras de seis estados (Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e Bahia), em 23 municípios.

O encontro é uma das ações do projeto promovido pela ONG Diaconia, com o apoio do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag). “O projeto tem o objetivo de disseminar o biodigestor em pequenas propriedades rurais, a partir de resíduos orgânicos provenientes, de atividades pecuárias em escala familiar”, afirmou o coordenador do Projeto Reginaldo Alves. A expectativa do evento é reunir atores diretamente envolvidos no processo de produção e manuseio da tecnologia, a fim de proporcionar o entendimento sobre a importância dos biodigestores nas habitações rurais, suas questões técnicas e mobilização social. O encontro servirá para nivelar as informações, trabalhar as questões referentes à construção da tecnologia, bem como o cadastramento das famílias, formação de novos técnicos e pedreiros a nível local. Por ser uma fonte renovável, sustentável e de baixo custo tem atraído a atenção de pessoas de diversas localidades.

Com o biodigestor há uma diminuição da liberação do gás metano na atmosfera; Ocorre a gestão de recursos (esterco animal, gás, adubo orgânico), fortalecendo a economia familiar, a produção agrícola e de forragem; Além de proporcionar uma melhor integração de tecnologias de produção de energia com a produção agrícola e pecuária; Melhoria da sanidade animal resultante da limpeza permanente nos currais e chiqueiros, bem como a diminuição de maneira significativa da infestação dos animais por parasitas. Além disso, proporciona a Mobilização social presente no processo de construção do biodigestor, que envolve a organização e processos educativos ecológicos.O biodigestor facilita a execução de atividades simples, como cozinhar, aquecer currais, esterilizar equipamentos entre outros. Além de produzir o biogás, também é retirado o biofertilizante, um adubo natural, que aumenta a fertilidade do solo e a saúde das plantações. Tudo isso, gera uma boa economia mensal para as famílias.

SERVIÇO: O QUÊ - “Encontro Estadual Biodigestor: uma tecnologia social do Plano Nacional de Habitação Rural”

QUANDO – Dias 13 e 14/11 HORA: 8h às 18h ONDE: Clube Harmonia/ São Luiz Gonzaga-RS O BIODIGESTOR Tecnologia que possibilita a produção de gás inflamável (biogás) através da fermentação do esterco animal. Esta é a proposta do Biodigestor, fonte de energia complementar (ou alternativa) utilizada em substituição à lenha, ao carvão vegetal e ao gás liquefeito de petróleo (GLP – gás de cozinha comprado em botijões), cujo impacto sobre o meio ambiente é maior. A utilização do biogás traz importantes ganhos ambientais, pois reduz a emissão de gases do efeito estufa e minimiza a pressão sobre o bioma, além de representar uma importante economia para as famílias agricultoras. O processo de geração de biogás é simples. Depois de recolhido, o esterco do gado é colocado dentro da “caixa de carga”, de onde segue para o “tanque de placas”, local em que transforma-se numa fração gasosa (o biogás), outra líquida e uma terceira sólida. As duas últimas frações, descartadas através da “caixa de descarga”, são subprodutos que também podem ser utilizados na fertilização do solo para agricultura. A DIACONIA O Biodigestor é uma tecnologia originária da Índia e China. Ele foi adaptado para as condições do semiárido brasileiro e vem mudando a realidade de famílias agricultoras. Desde 2005, a Diaconia vem disseminando essa tecnologia e em 2011 a experiência ganhou o Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local promovido pela CEF, ficando entre as oito Melhores Práticas do País; atualmente a experiência com o Biodigestor está entre as 48 mundiais, passando a integrar o Banco de Dados da ONU/Habitat pelo desenvolvimento da tecnologia de baixo custo e capacidade de multiplicação em diferentes regiões do mundo. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico