Além de combater a fome e promover a saúde, a reforma agrária por nós proposta possibilitará uma melhor distribuição de terra e renda.
Durante esta semana, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) realizou Encontros Regionais de Reforma Agrária por meio de plataforma virtual, contemplando as cinco regiões do Brasil (Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Nordeste e Norte), com a presença e contribuições de dirigentes e assessorias/funcionários(as) de Sindicatos, das Federações, da CONTAG e de palestrantes que dominam a temática da reforma agrária.
Encontro Regional de Reforma Agrária - Sul
Os Encontros Regionais de Reforma Agrária aconteceram a partir de deliberação do 13º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNTTR)/13º Congresso da CONTAG que apontou para enraizar o debate sobre o tema com a participação do conjunto do Sistema Confederativo CONTAG (Sindicatos, Federações e CONTAG).
Encontro Regional de Reforma Agrária - Sudeste
Esse é um importante espaço de debate para compreendermos a reforma agrária que temos e a que queremos, pois só assim definiremos com mais firmeza as estratégias para a consolidarmos. Não temos dúvida que se a CONTAG por mais de meio século existe e se mantém forte, é por conta da luta pela reforma agrária. Precisamos ampliar o debate com a base e ganhar a sociedade, firmou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
A partir do caminho de escuta ao longo desta semana, a CONTAG avalia positivamente a participação e o debate em cada uma das cinco regiões.
Tivemos importantes encaminhamentos, como: aprofundar o debate sobre a reforma agrária junto aos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares (nos povoados/comunidades e municípios), inclusive tendo como foco a aproximação da categoria com o Sindicato e Federações; bem como a possibilidade de debater sobre a realização do Grito da Terra Brasil/Regionais/Estaduais/Municipais 2022; entre outras propostas, destaca o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos.
Encontro Regional de Reforma Agrária -Nodeste
Os encaminhamentos que primam pelo fortalecimento da luta pela reforma agrária, e demais formas de acesso à terra e regularização fundiária deverão ser aprovados no próximo Conselho Deliberativo da CONTAG, previsto para o dia 09 de dezembro de 2021.
Encontro Regional de Reforma Agrária - Norte
Nós temos uma grande disputa. De um lado, o agronegócio propondo uma reforma agrária inversa com mais concentração de terra, contando com o apoio do atual governo federal que vem descaracterizando o processo de reforma agrária, a exemplo da destruição do INCRA (órgão que cuida do processo de assentamento no País). Do outro lado, o Sistema CONTAG primando por uma política de assentamento, com respeito às comunidades tradicionais e aos povos (guardiões) que há anos vivem na terra, possibilitando a soberania e segurança alimentar através da produção da agricultura familiar que responde por mais de 70% dos alimentos consumimos no Brasil mesmo tendo apenas 23% das terras agricultáveis do nosso território (Dados do Censo Agropecuário 2017). Além de combater a fome e promover a saúde, a reforma agrária por nós proposta possibilitará uma melhor distribuição de terra e renda, destaca Alair.
O papel da Reforma Agrária como estratégica de combate a fome no Brasil foi apresentado em vídeo exibido nos 5 Encontros:
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes