Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Autoridades do Governo Federal e de Minas prestigiam a abertura oficial da Agriminas 2011
WhatsApp

19 de Agosto de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

Foi aberta na quinta-feira (18), a 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), que está sendo realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades dos Governos Federal e de Minas e da iniciativa privada. O auditório ficou lotado com a presença de agricultores da produção familiar, de pessoas que visitavam a feira e de profissionais com atuação no setor agropecuário.

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, entidade promotora da feira, enfatizou no seu discurso que a Agriminas “é uma ótima oportunidade para mostrar às autoridades como a agricultura familiar está crescendo no estado e como tem contribuído para a abertura de mercado para os pequenos agricultores”. Relebrando o tempo decorrido da primeira edição, em 2006, disse emocionado que “foi com muito trabalho e perseverança que chegamos à 6ª edição. A Agriminas tem o papel de vitrine da produção familiar, divulgando os produtos para o mercado e para os consumidores, pois não adianta produzir se não tivermos mercado”, disse. Ele ainda ressaltou que iniciativas como a feira poderiam ter ajudado a alavancar o mercado há mais tempo. “Se tivéssemos feiras como essa há 10, 20 anos, teríamos outro cenário atualmente” analisou.

O dirigente aproveitou para entregar ao vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e ao secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, documento com demandas dos agricultores familiares do estado.

Contag - O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, demonstrando bastante satisfação, disse que a “Agriminas é o grande marco da agricultura familiar no Estado. Ele felicitou os agricultores participantes e ponderou que o setor “ainda tem muitos problemas”, mas se mostrou otimista dizendo que “nunca se falou tanto em agricultura familiar no Brasil como nos dias atuais, e esse é um momento importante”, disse.

Ministro visita a feira - Quem também visitou a Agriminas foi o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Ele ressaltou a importância da feira para o produtor mostrar seu trabalho e, ainda, ter contato direto tanto com o consumidor quanto com empresários do setor. “Os visitantes podem conferir os produtos, checar a qualidade e perceber que o preço é mais barato”, observou. Para o ministro, a liberação de verbas e o incremento de políticas públicas vão beneficiar o setor. “Com as políticas que estão sendo pensadas, certamente o setor vai se habilitar para produzir com mais qualidade e ocupar mais espaço no mercado”, disse. O ministro percorreu a feira para conhecer os agricultores e seus produtos e chegou a experimentar alguns dos alimentos mais tradicionais de Minas, como o queijo artesanal.

O secretário Nacional de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Muiller, entregou ao beneficiário do Programa Nacional de Crédito Fundiário, Dorival Oliveira da Silva a escritura de sua propriedade, que também representou um conjunto de 111 agricultores familiares contemplados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário, cujas propostas foram aprovadas para este ano. O crédito fundiário dá aos agricultores recursos financeiros para a aquisição de terras para a agricultura familiar.

Fórum da Cachaça – Representantes do Governo e da iniciativa privada realizaram durante a solenidade de abertura o lançamento do Fórum da Cachaça, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre os vários setores envolvidos na produção da bebida no estado, contribuindo para a adoção de políticas público-privadas para a cadeia produtiva do destilado. Minas detém 50% da produção nacional de cachaça de alambique (artesanal), com 200 milhões de litros anuais, ante 400 milhões de litros do total brasileiro.

O vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, argumentou que o trabalho do Fórum vai apresentar “ganhos expressivos para a cachaça e para a agricultura familiar como um todo”. Ele acredita que as políticas pensadas para o setor, em pouco tempo, vão render frutos. “As políticas ajudam a tirar o produtor da informalidade, incentivando a certificação e a garantia de qualidade da produção”, disse. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento, aproveitou a ocasião para garantir que o governo do estado vem atuando para elaborar políticas públicas para a produção familiar e citou como exemplo o lançamento do fórum. “Esse é um momento de ampliar o diálogo entre aqueles que participam da iniciativa, representando o poder público e a iniciativa privada, propiciando o entendimento e auxiliando na orientação das políticas públicas” afirmou.

A 6ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas) prossegue até o domingo (21), apresentando diversos produtos da produção familiar. A Feira é uma promoção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), entidade que reúne cerca de 1,2 milhão de trabalhadores rurais em todo o estado. FONTE: Comunicação da Fetaemg



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico