A Fetag/AL fechou parceria com a secretaria de Estado daEducação e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Juntas, elas vão realizar um curso de alfabetização para jovens e adultos nos assentamentos rurais de alguns municípios do Estado. A iniciativa é resultado das reivindicações de Alagoas durante o Grito da Terra Brasil 2008, realizado no mês de maio, em Brasília.
Mais de 900 pessoas serão beneficiadas pelo projeto. O curso será implantado inicialmente nos municípios de Maragogi, Pão de Açúcar, Craíbas e Delmiro Gouveia, escolhidos devido a maior concentração de assentamentos rurais. O plano faz parte do Programa Brasil Alfabetizado, do governo federal.
Cerca de 200 professores irão participar de capacitação na UFAL, com uma disciplina específica sobre educação no campo. Os detalhes sobre a duração da capacitação dos docentes e coordenadores, além de material didático, e previsão para o início das aulas serão discutidos no mês de julho durante o Seminário de Educação no Campo, com data a ser definida.
A expectativa dos organizadores é que as aulas de alfabetização sejam iniciadas ainda este ano. FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetag/AL