Lideranças sindicais dos nove estados nordestinos mostraram em Maceió-AL as suas maiores conquistas e resultados com as políticas de Reforma Agrária e o Programa Nacional do Crédito Fundiário. A mostra de experiência aconteceu durante o Encontro Regional de Políticas da Reforma Agrária e PCNF, realizado na capital alagoana. Cerca de 80 lideranças e dirigentes sindicais estão formulando as prioridades do MSTTR para o próximo ano, definindo as ações de Luta da Reforma Agrária, PNCF e Organização da produção rural.
Os representantes dos estados apresentaram os resultados de organização da produção e as lutas desenvolvidas para o acesso terra – seja via assentamentos ou aquisição de áreas pelo Programa Nacional do Crédito Fundiário- PNCF. Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte, mostraram os resultados e dificuldades enfrentados. Elias Borges, diretor de política agrária da CONTAG, afirmou que é importante reascender a luta da reforma agrária. “Aqui no nordeste tem uma luta secular pela terra, é um povo organizado e lutador. Aqui no nordeste brasileiro temos excelentes resultados com a luta da reforma agrária, isso fortalece o MSTTR”, afirmou Elias Borges.
No encontro sobre políticas da reforma agrária e PNCF em Maceió-AL, contribuíram com as discussões os representantes da Sub-secretaria de reordenamento agrária do Governo Federal, Incra, cooperativas de técnicos agrícolas e membros das Unidades Técnicas dos estados.
FONTE: Luiz Henrique Parahyba