Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Alberto Broch é reeleito presidente da COPROFAM e Mazé Morais também representa CONTAG na Diretoria eleita
WhatsApp

15 de Março de 2023



TEMAS RELACIONADOS:
alberto broch
contag
coprofam
eleições
marcha das margaridas
mazé morais
mercosul

Durante os dias 14 e 15 de março, em Buenos Aires, na Argentina, a CONTAG esteve representada na reunião da Diretoria da Confederação dos Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (COPROFAM) e na Assembleia Geral Ordinária da Confederação, quando foi eleita a nova Diretoria.

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch, foi reeleito para a Presidência da COPROFAM. A secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, também continuará na composição da nova Diretoria eleita.

“A chapa única eleita com unanimidade dos votos demonstra muita unidade entre nossas organizações e a preocupação em também ter mulheres e jovens dirigentes nessa liderança”, avalia o presidente reeleito Alberto Broch. A organização conta com nove entidades filiadas, entre elas a CONTAG, representantes de agricultores e agricultoras familiares, camponeses/as e indígenas dos países do Mercosul Ampliado.

Alberto Broch reafirmou o seu compromisso com a entidade e comentou sobre as principais diretrizes do mandato para o próximo período, conforme discutido com os demais membros da Diretoria na reunião preparatória realizada nesta terça-feira (14). “Estou muito feliz e grato com a confiança dos companheiros e companheiras em mim para continuar a presidir a nossa COPROFAM. Algumas das nossas principais diretrizes para o próximo período são: continuar fortalecendo a agricultura familiar, camponesa e indígena e lutar por políticas públicas diferenciadas em cada país e também a nível regional, buscando sempre o fortalecimento e a visibilidade para este setor e seus produtores e produtoras rurais. Tendo sempre presente as questões de gênero e geração, principalmente da participação efetiva das mulheres e juventude nos espaços políticos”, destacou.


O presidente reeleito também disse que a pauta ambiental continuará como prioridade. “Queremos ainda trabalhar fortemente em nossa pauta a perspectiva das questões ambientais, diante da grande preocupação geral com as mudanças climáticas e da atual luta para garantir resiliência aos produtores e produtoras rurais, para que se adaptem para lidar com os fenômenos das mudanças climáticas, tendo políticas públicas adequadas para isso. E, ao mesmo tempo, nos desafiando a novos paradigmas de produção, como a Agroecologia”, pontuou.

Quanto ao fortalecimento das organizações filiadas, Broch ressaltou a importância de manter estratégias de fortalecimento da própria COPROFAM, bem como de suas organizações de base, buscando sempre melhorar a incidência política dessas organizações em seus países. “E conjuntamente, vamos continuar incidindo na REAF Mercosul e no debate político que ela oferece, assim como em outros espaços internacionais de diálogo, como com a FAO, o FIDA e com outras organizações multilaterais importantes. E continuar com a aliança internacional com as demais organizações e redes representativas de outras regiões do mundo, via Fórum Rural Mundial.”

E completou: “Seguimos fortalecendo intransigentemente essa forma de fazer agricultura familiar, aproveitando a Década para trabalhar por sua implementação em nossa região e com todo esse debate nos demais continentes.”


Durante a agenda em Buenos Aires, houve um momento de diálogo e de lançamento da Marcha das Margaridas com as organizações parceiras filiadas à COPROFAM. Momento coordenado pela secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, que coordena a Marcha das Margaridas 2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi. Colaboração da jornalista da COPROFAM – Gabriella Ávila.




WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico