Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Agriminas contabiliza bons resultados na sua sexta edição
WhatsApp

23 de Agosto de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

A cultura do interior mineiro esteve bem representada na 6ª Edição da Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), que lotou o espaço da Serraria Souza Pinto, no centro de Belo Horizonte, entre 18 e 21 de agosto. Quem passou pelo local, em algum dos quatro dias do evento, pôde conferir produtos procedentes diretamente do campo e que, além da qualidade, mostraram a diversidade e a força dos pequenos produtores do estado. Participaram 125 empreendimentos de diversas regiões produtoras e os mais representativos produtos da agricultura familiar e da culinária mineira.

Mesmo valorizada atualmente como um setor importante da agropecuária brasileira, a produção familiar ainda precisa de momentos como a Agriminas para que seja melhor percebida pela sociedade. “Todo o esforço e luta que o pequeno agricultor tem para se manter no campo e produzir precisava de um espaço de divulgação. Não basta falar, temos que mostrar esse trabalho para as pessoas e para o mercado”, argumenta Vilson Luiz da Silva , presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais (Fetaemg), entidade promotora do evento. Ele conta que foi necessário construir, ao longo dos anos, essa consciência nos próprios produtores. A agricultura familiar era pensada apenas como de subsistência, mas, atualmente, o produtor já está se conscientizando de seu papel no abastecimento da população. “Os produtores perceberam que era possível ter muito mais que o sustento de suas famílias. A agricultura pode lhe trazer transporte, educação e cidadania”, afirma.

Ainda segundo o dirigente, Agriminas é bem mais que um momento para o agricultor vir e apresentar seu trabalho. “Além de ter seu produto valorizado, ele também recebe informação participando de palestras. É uma oportunidade para ele crescer”, ressalta. Apesar disso, ele considera que ainda existem muitos desafios. “Na agricultura ainda tem muita coisa para ser tratada. É necessário dividir a terra para que ela cumpra com sua função social e que o agricultor se profissionalize mais”, analisa.

Aproveitando o embalo dos bons resultados da 6º edição da feira, que teve entre 20% e 30% a mais de público e volume de negócios superior ao da última edição e aproximadamente quatro mil famílias envolvidas diretamente, o presidente da Fetaemg adiantou que pretende trabalhar para conseguir melhorar, cada vez mais, a feira. “O evento tende a ficar maior a cada ano. Além disso, em 2014, queremos aproveitar o momento da Copa para apresentar nossas riquezas aos mineiros e a quem visitar o país durante o evento”, confia. Por fim, ele enumera três pontos que considera importantes para que a valorização da agricultura familiar continue avançando: “Trabalhar, mostrar e ter ação”, conclui.

Palestras - Agriminas realizou várias palestras para os agricultores familiares presentes ao evento. O presidente do Conselho Nutricional de Segurança Alimentar de Minas Gerais (Consea-MG), Dom Mauro Morelli, falou sobre “A importância da agricultura familiar na segurança alimentar e nutricional no campo”. Na sua apresentação, ressaltou a importância que a agricultura familiar exerce na valorização das boas práticas e na segurança alimentar. “O conceito de agricultura familiar, onde a família produz para o seu próprio sustento, possibilita que o alimento seja cultivado com mais qualidade”, disse. Segundo o presidente do Consea-MG, um alimento com qualidade apresenta três características importantes. “O alimento deve ser saudável, com boas práticas em seu cultivo, desde a semente até momento de ser consumido. Deve ser adequado ao clima, ao momento e à idade de quem vai consumi-lo, e, por fim, deve ser solidário. A famílias devem reunir-se na alimentação e o consumo deve resultar em boas relações entre as pessoas” enumerou.

Selo - Eduardo Maia, chef e presidente da Conspiração Gastrônica, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), enfatizou a necessidade de todos os pequenos produtores se organizarem e começarem a dar mais valor a seus produtos. “Fora do Brasil as pessoas fazem questão de oferecer aos turistas seus produtos, suas riquezas de sabor”, conta. Ele aproveitou o momento para explicar como a Conspiração vai atuar na valorização dos agricultores e de seus produtos. “A Conspiração vai dar um selo indicando a qualidade do produto e, a partir daí, incentivar os restaurantes a usarem os produtos com esse selo. Com isso, o restaurante também recebe uma certificação', informou.

Nova legislação - A nova lei para habilitação sanitária dos empreendimentos agroindustriais rurais de pequeno porte foi apresentada aos agricultores pela coordenadora de Agregação de Valor e Geração de Renda da Secretaria de Agricultura de Minas, Ana Helena Junqueira Cunha. O objetivo da palestra foi mostrar aos produtores familiares as conquistas que a regulamentação da Lei 19.476/11 vai proporcionar. “Até então, as leis em vigor no país não contemplavam as pequenas agroindústrias rurais de pequeno porte, dificultando sua formalização e adequação sanitária, devido aos altos custos de implantação”, disse. “A nova legislação sanitária possibilitará a esses empreendimentos saírem da informalidade e ampliarem o mercado”. Também na grade de palestras, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, falou sobre “Agricultura familiar na produção de alimentos para a Alimentação Escolar saudável” e Wylton Antônio Verçosa, da Secretaria de Estado da Fazenda, sobre “ Legislação tributária para os produtos da agricultura familiar no estado de Minas Gerais.”

Confira o que disseram expositores que participaram da feira; “Trouxemos cerca de 500 peças de queijos e vendemos tudo antes mesmo da feira da acabar. Vendemos provolone tradicional, com ervas e temperado, além da muçarela. O queijo Minas frescal foi o mais pedido e acabou no segundo dia. Foi excelente a participação na Agriminas. Já estamos nos preparando para o ano que vem.” Rita de Cássia Santos, Laticínio Dom de Minas, de Pains. “Foi a primeira vez que participamos e gostamos muito. Conseguimos vender todo o nosso estoque de cabaça. Foram cerca de 4000 unidades. O mais bacana da Agriminas foram as amizades que eu fiz. Além disso, a feira ajuda muito na divulgação da agricultura familiar.” Itamar Marques de Oliveira, Assentamento XV de Novembro, de Paracatu. “Essa já é a quinta edição da Agriminas que eu participo. Estou aqui desde a primeira edição. Apenas uma vez que não foi possível estar presente. Nós temos a intenção de apresentar nosso queijo fora do país e a feira é muito importante para divulgar e perceber se o produto tem a aprovação do público. E o resultado foi bom. Vendemos aproximadamente 230 peças de queijo.” João José de Melo, Queijo Serra do Salitre, de Serra do Salitre. “Ficamos bastante satisfeitos com a participação aqui na Agriminas. A feira teve muito movimento e foi importante para expandirmos nossa marca. Trouxemos para Minas o queijo curtido no vinho, que é uma novidade, além do queijo temperado com salame. A experiência foi muito boa. Pretendemos voltar para ampliar esse intercâmbio de cultura entre Minas e o Rio Grande do Sul.” Patrícia Seibel, Laticínio Seibel, de Tupanciretã/RS “Inicialmente, eu achei que não ia decolar, mas foi surpreendente a participação e o sucesso dos nossos produtos. Nosso interesse aqui na Agriminas foi manter a tradição, divulgar os doces tradicionais da forma como minha mãe fazia. A intenção nem era tanto vender, mas vendemos praticamente tudo o que trouxemos. Pretendemos voltar na próxima edição, com certeza”. Ana Maria Martins, Rancho Paraíso, de Itaguara. FONTE: Comunicação da Fetaemg



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico