Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Agricultura familiar é fundamental no desenvolvimento rural do RS
WhatsApp

26 de Agosto de 2016


Luiz Fernando Boaz
TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

A FETAG-RS é copromotora da Expointer desde 1999, quando os portões do Parque Assis Brasil, em Esteio, foram abertos para a agricultura familiar. De lá para cá, os agricultores familiares se consolidaram nesta que é a maior feira a céu aberto da América Latina. Na 39ª edição, a FETAG-RS, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e com o apoio da Emater organizaram 180 empreendimentos, de um total de 227, para participar da 18ª Feira da Agricultura Familiar, que começa amanhã (27) e vai até o domingo, 4 de setembro.

O presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, disse que a Expointer é uma conquista e representa um espaço fundamental para mostrar a importância da agricultura e da pecuária do estado à sociedade. E com a agricultura familiar não é diferente, explica Joel, já que se tem a oportunidade de exibir o Pavilhão da Agricultura Familiar, por sinal um dos mais visitados no parque.

Além disso, continua o dirigente, a agricultura familiar movimenta muitos milhões na Expointer, através do Mais Alimentos, que é voltado ao pequeno produtor, o programa que mais fecha negócios. Diante deste contexto, explica, o Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos pontos altos da agricultura familiar, já que a pecuária familiar também é destaque nos últimos anos com várias premiações, tanto no gado de leite, como de corte e nos ovinos. “A agricultura familiar é um segmento importante na construção da produção de alimentos e, mais do que isso, no desenvolvimento rural e do Rio Grande do Sul”, afirma.

A importância que a FETAG-RS dá para as agroindústrias familiares se insere no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), que é organizar a produção e, com isso, agregar valor. Joel destaca que através da agroindústria é possível realizar um trabalho com a família, em especial se constata que a juventude está presente. “Além da FETAG-RS proporcionar um ganho considerável às famílias, ainda faz com que os jovens permaneçam no campo através da agroindústria. Isto por que a atividade integra a família, que permanece junta. Inclusive existem casos em que mais de uma família atua numa mesma agroindústria, o que potencializa o trabalho e o resultado”, completa.

CORAÇÃO DA FEIRA O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG-RS, Jocimar Rabaioli, conta que a expectativa, novamente, é positiva. “Os agricultores se prepararam, mais uma vez, com uma diversidade de produtos de qualidade. E, sem dúvida, o Pavilhão da Agricultura Familiar dará uma resposta favorável, embora o cenário que o Brasil enfrenta hoje não seja dos melhores. No entanto, o agricultor familiar jamais abandou o barco e teremos um grandioso evento, sendo o pavilhão o coração da feira”, projeta.

No universo de 227 empreendimentos abrigados no Pavilhão da Agricultura Familiar, cerca de 75% são agroindústrias familiares (170 estandes), 19% artesanatos (44 estandes), 4% plantas e flores (oito estandes) e 2% de cozinhas (quatro estandes). Deste total, 83% já participaram de edições anteriores, sejam em todas ou mesmo pela primeira vez, caso de 17% dos expositores. Em relação à composição do público no pavilhão, Jocimar ressalta que ele apresenta um forte diferencial de mulheres e jovens com 87%, fato que demonstra a importância das agroindústrias na sucessão rural, segurando a juventude na propriedade e com renda garantida.

E por falar em dinheiro, na edição passada, o volume de negócios na feira superou os R$ 2,2 milhões. Alheios à crise, Rabaioli espera ultrapassar tal patamar e até mesmo atingir R$ 2,5 milhões. “Isso poderá acontecer em decorrência da diversidade e da qualidade dos produtos. A exposição possibilita o contato do produtor com o consumidor e a consequente fidelização dos fregueses. Em muitos casos eles compram em quantidades, que podem durar até a próxima feira”, justifica.

Além dos tradicionais queijos, salames, cucas, bolachas, cachaças, sucos e muito mais, algumas novidades aguardam o público, tais como graspa envelhecida, schimier de erva-mate, doces diferenciados, salames e queijos com novos temperos, os artesanatos com suas diversidades e variedades. A abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar está programada para as 15h deste sábado. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico