Produtos de 20 famílias do Rio Grande do Sul mostrarão a qualidade da agroindústria e do artesanato na 10ª AgriMinas, de 10 (amanhã) a 14 de agosto, na Serraria Souza Pinto, em Minas Gerais. A feira reúne o que de melhor é produzido pela agroindústria familiar mineira e pela quarta vez também gaúcha. O evento é realizado pela coirmã FETAEMG e tornou-se referência na prospecção de negócios para o setor, bem como capacitação para agricultores familiares e assentados da reforma agrária.
O presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, é o idealizador do projeto lá em 2006, quando organizou a AgriMinas desde sua primeira edição. Ele se orgulha da evolução e das conquistas nos últimos dez anos. “O estímulo à agricultura familiar é um esforço contínuo, que desenvolvemos ao longo de todo o ano, sempre em defesa dos agricultores familiares e do crescimento do setor. Hoje, temos um evento consolidado em Minas Gerais, que traz visibilidade, principalmente para os pequenos empreendimentos, e dá condições para que eles cresçam e se estabeleçam”, afirma.
O assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG-RS, Jocimar Rabaioli, estará à frente da delegação gaúcha. “Em função do formato da AgriMinas, estamos levando vinhos, salames, cucas alemãs, artesanato em lã, entre outros produtos, que não têm lá em Minas Gerais. Um dos objetivos da participação do RS se deve ao intercâmbio entre as duas Federações, o qual possibilita as trocas de experiências, saberes e com isso o aprimoramento dos produtos”, enfatiza.
Com a construção no novo Pavilhão da Agricultura Familiar para a Expointer 2017, Jocimar adianta que a FETAG já está trabalhando para reservar um espaço para a exposição dos produtos mineiros.
Neste ano, a AgriMinas vai abrigar cerca de 180 empreendimentos, com produtos alimentícios típicos da agricultura familiar, peças de artesanato sustentável e uma cozinha aberta, comandada pelo chef Eduardo Avelar, terão a finalidade de mostrar alternativas para agregar valor aos produtos. Shows musicais, exposição com objetos e maquinário do campo integram a programação. Nas nove edições, a feira recebeu mais de 500 mil visitantes, envolvendo mais de 35 mil agricultores familiares, por meio de participação direta e indireta de cooperativas e associações. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz