Os agricultores e agricultoras familiares e assentados da reforma agrária que aderiram à renegociação das dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que não acertaram as contas, ou parte delas, agora terão novo prazo para renegociar os débitos: 15 de março.
A decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no dia 29 de janeiro. O prazo anterior era 31 de dezembro de 2008. A medida busca auxiliar esse grupo que, por diversas razões, teve dificuldade de pagar suas prestações. Segundo dados do governo, dos cerca de 650 mil agricultores e agricultoras que aderiram à renegociação, aproximadamente 15% não efetuaram o pagamento de uma parcela mínima estabelecida, no caso daqueles que optaram pelo pagamento em prestações.
Os agricultores que regularizarem a situação poderão ter novas oportunidades de financiamentos rurais do Pronaf, ou seja, vão poder tomar novos créditos para dar continuidade ao trabalho no estabelecimento familiar. Já os que não acertarem as contas, poderão ficar impedidos de efetuar transações financeiras, como manter conta em banco e tomar empréstimos. FONTE: Danielle Santos, com informações do Incra.