Os agricultores e agricultoras familiares de Caruaru e Riacho das Almas organizaram-se e, junto à Fetape e aos STTRs de ambos os municípios, deram um importante passo na construção do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - PADRSS: o lançamento da primeira Cooperativa de Crédito do Estado de Pernambuco ligada ao Sistema Creditag. Será nessa sexta (9), a partir das 10h, na sede da nova cooperativa.
A recém-criada cooperativa terá sede no município de Caruaru, abrangendo também o município de Riacho das Almas. "Além dela, outras duas estão em processo de conclusão, aguardando apenas a liberação pelo Banco Central. Uma em Belo Jardim e a outra em Brejo da Madre de Deus", anuncia Adelson Freitas Araújo, diretor de Política Agrícola da Fetape.
Uma cooperativa de crédito nada mais é do que uma instituição financeira constituída por um grupo de pessoas em sociedade, com forma jurídica própria, de natureza civil, sem fins lucrativos e não sujeita à falência. No caso de Pernambuco, os agricultores uniram-se e formaram uma cooperativa cujo objetivo é o de propiciar crédito e prestar serviços de modo mais simples e vantajoso para os seus associados. Ou seja, os agricultores terão acesso a empréstimos com juros bem menores do que os praticados pelo mercado e com menos exigências que os bancos.
"Em nível nacional, outras 23 cooperativas estão sendo lançadas, além de outras 15 que aguardam a aprovação do Banco Central", adianta Adelson Araújo.
FONTE: Fetape