Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FÓRUM DE LUTAS PELA TERRA
Acesso de Mulheres e Jovens à Terra
WhatsApp

16 de Dezembro de 2021



TEMAS RELACIONADOS:
fórum de lutas pela terra

Com o tema “Acesso de Mulheres e Jovens à Terra” encerrou nesta quinta-feira (16 de dezembro de 2021) o segundo ciclo de debate do Fórum de Lutas pela Terra e Recursos Naturais através de uma Conferência realizada por meio virtual. A CONTAG e Federações filiadas participaram da Conferência que contou também com a apresentação das experiências da Marcha das Margaridas, Festival Nacional da Juventude Rural e Programa Jovem Saber.

“O trabalho das mulheres rurais é muito invisibilizado. Isso se vê no acesso: à terra, assistência técnica, canais de comercialização, entre outros. Então a Marcha das Margaridas nos dá visibilidade para mostrar ao poder público e à sociedade porque precisamos de políticas públicas específicas para as rurais”, compartilhou Mazé após apresentar a experiência da realização da Marcha das Margaridas.

“Enquanto juventude rural é de extrema relevância falar sobre a luta pelo acesso à terra, principalmente por saber a importância dessa geração permanecer no campo. Diante desse desafio, os(as) jovens da agricultura familiar têm realizado várias ações através da CONTAG, Federações e Sindicatos, como o Festival Nacional da Juventude Rural, o Programa Jovem Saber, entre outras experiências de luta pelo acesso à terra”, destacou a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Além das experiências apresentadas pela CONTAG, as professoras Carmen Deere (Universidade Florida) e Hélène Guétat (ENSFEA) também falaram sobre a importância do acesso á terra para mulheres e jovens.

O debate sobre o acesso à terra de mulheres e jovens teve início no dia 23 de novembro de 2021 com um seminário virtual que contou com a participação de mulheres e jovens das Federações e Sindicatos ligados à CONTAG.

Esse seminário debateu o tema a partir de duas questões principais. A primeira é que o acesso das mulheres à terra e aos recursos naturais é uma questão internacional chave. Por diversas vezes, os direitos das mulheres à terra e aos recursos naturais são minimizados ou negados em favor dos homens, mesmo que elas representando a maior parte da força de trabalho camponesa e desempenhando papel fundamental na produção agrícola e na gestão dos recursos naturais. Este é o resultado combinado de dois fatores principais: costumes reforçados pela má interpretação da religião, políticas e leis agrárias que não reconhecem suficientemente o lugar das mulheres.

A outra questão é que os(as) jovens também são afetados por esses costumes patriarcais, que também dificultam o acesso à terra e à capacitação, com o resultado de que tendem a fugir do mundo rural e abandonar a agricultura, enfraquecendo as comunidades e deixando-os vulneráveis às pressões externas, quando poderiam ter um papel importante a desempenhar para fortalecê-los e garantir o futuro da agricultura camponesa.

Além do seminário realizado no dia 23 de novembro, a delegação brasileira participou de uma reunião preparatória realizada no dia 01 de dezembro de 2021. Na oportunidade foram apresentadas duas experiências de lutas pela terra feita por jovens e mulheres no Brasil. Pela Juventude foi apresentada a experiência de Alexandre Leal (Paraná), que apresentou experiência de acesso à terra pelo Programa de Crédito Fundiário e pelas Mulheres foi apresentada a experiência de Maria Joelma, presidenta do sindicato de Rondon (Pará) que apresentou a experiência de organização de trabalhadores e trabalhadoras na luta pela reforma agrária.

“A luta pelo acesso á terra é mundial, e independente do país. Os grandes empresários da terra estão cada vez mais tentando ocupar os nossos territórios. Diante desse cenário, precisamos fazer e fortalecer uma luta unificada pela reforma agrária em defesa da terra que é um bem de todos(as)”, diz o secretário de Política Agrária da CONTAG, Alair Luiz dos Santos.

Além desses dos encontros virtuais, a Contag enviou vídeos com experiências de lutas de jovens e mulheres das cinco regiões do País que estão sendo legendados em outros idiomas.

No mês de janeiro será apresentado um documento com os principais desafios para juventude e mulheres no acesso à terra.

Para ter acesso ao documento e participar dos outros ciclos de debate é necessário fazer o cadastro no site do Fórum de Lutas pela Terra e pelos Recursos Naturais AQUI

O FLT é resultado de um processo de mobilização mundial das lutas da agricultura familiar, camponesa e indígena pela Reforma Agrária, o acesso a terra e aos recursos naturais, iniciado em 2004 com o Fórum Mundial pela Reforma Agrária (FMRA) e consolidado em 2006, com a Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR).

Em 2016 foi realizado em Valência, Espanha, o Fórum Mundial de Acesso a Terra (FMAT) e atualmente é dado continuidade a esse processo de mobilização internacional da luta com o FLT.

“Precisamos colocar o tema do acesso à terra na agenda política mundial. A questão da concentração, a estrangeirização, a governança da terra não pode ser esquecida. A CONTAG que tem uma luta histórica pela reforma agrária encontra ecos nesses eventos internacionais. Há uma necessidade de reativarmos esse debate, principalmente a partir do protagonismo das mulheres e da juventude rural”, afirma o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Ercílio Broch.

FONTE: Secretaria de Política Agrária/Alonson Santos - Comunicação CONTAG/Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico