Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINAS GERAIS
Abertura oficial da AgriMinas revela brilhantismo da Feira
WhatsApp

11 de Agosto de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
minas gerais

Começou nesta quarta feira (10/08), a 10ª edição da Agriminas, a maior Feira de Agricultura Familiar do estado de Minas Gerais. Nesta edição, participam 170 empreendimentos, que trazem à Belo Horizonte o melhor do campo: doces, queijos, mel, cachaça, licor, farinha, artesanato e vários outros produtos da agroindústria familiar. Além dos tradicionais produtos, o visitante encontrará várias novidades, como a exposição de galos da raça índio Gigante e a oficina de gastronomia comandada pelo Chef Eduardo Avelar.

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, reforçou o potencial da agricultura familiar e cobrou dos representantes do governo, mais investimentos e incentivo à produção. O presidente falou também sobre o objetivo da Agriminas. “ Se todos os setores têm sua feira, por que nós, agricultores, também não podemos ter? O consumidor precisa nos conhecer. Como conquistar espaço sem divulgar nossos produtos? A agricultura familiar é uma produção sustentável e gera emprego para milhares de pessoas.” Afirmou. O presidente também aproveitou para lembrar a todos sobre o momento atual do país, reforçando a luta pela manutenção dos direitos continuará.

Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil, destacou a importância da AgriMinas, que representa uma abertura democrática. “A crise não é só brasileira, é mundial. O mundo contesta a crise e suas profundas desigualdades. O Brasil vive cercado. Mas no passado, com o fim do trabalho escravo, abriu-se um novo tempo na democracia, que nos fez acreditar. Esta atividade de hoje, a AgriMinas, representa isso, esse espaço para o trabalhador mostrar sua voz.”

Para Alberto Broch, presidente da Contag, a AgriMinas já alcançou um patamar histórico e conseguiu deixar uma marca que jamais será apagada. “ A AgriMinas, que hoje completa 10 anos, já entrou no calendário nacional. É um trabalho conjunto, parceria de homens, mulheres e jovens, que demonstra a força da agricultura familiar.” Broch também aproveitou a ocasião para convocar os rurais à luta contra a perda dos direitos conquistados pela categoria.



O secretário de Desenvolvimento Agrário, Profº Neivaldo Lima, falou sobre a importância da parceria entre a Fetaemg e a SEDA. Para ele, a Fetaemg é uma grande aliada. Na ocasião, Neivaldo anunciou a regularização de 1.200 hectares de terra em Buritizeiro, que será destinada a posseiros da reforma agrária. João Cruz, secretário de Estado de agricultura familiar e pecuária, parabenizou a Fetaemg pela iniciativa, reafirmando o potencial da agricultura familiar e destacou a importância da valorização da juventude rural para garantir a sucessão rural.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, também destacou a atuação da Fetaemg em prol dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e afirmou que tem orgulho por contar com a agricultura familiar na Secretaria Municipal de Segurança Alimentar.

Também fizeram parte da mesa de abertura da AgriMinas, o gerente de Administração do Banco do Brasil, Carlos Giovane Rodrigues; o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Minas, Antônio do Carmo Neves; a coordenadora da Comissão Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais/Fetaemg, Alaíde Bagetto; e a coordenadora Estadual de Juventude Rural, Marilene Faustino. Aproximadamente 700 pessoas, entre agricultores, lideranças, representantes de entidades parceiras, entre outros, prestigiaram a solenidade de abertura da AgriMinas.

Beneficiários do PNCF recebem escritura de terras Durante a solenidade, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário receberam a escritura de suas terras, representando 122 famílias das associações Jardim e Jardim Calçado, ambas do município de João Pinheiro.

A Agriminas é uma iniciativa da Fetaemg e tem o apoio do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal, Banco do Brasil, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Contag, Senar Minas e Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Estado. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMG - Maristela Félix



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico