Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
DIREITO À EDUCAÇÃO
A educação remota não é uma realidade para todos/as/es
WhatsApp

24 de Março de 2021


Lúcia Ribeiro/Arquivo Pessoal
TEMAS RELACIONADOS:
direito à educação
educação
educação do campo
educação pública
ensino remoto

Em março de 2020, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 343, manifestou-se sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19 e, logo em seguida, ainda em março de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma recomendação propondo que os sistemas e as redes de ensino, de todos os níveis, reorganizassem as atividades acadêmicas por conta de ações preventivas à propagação do novo coronavírus. Considerando as recomendações do CNE, os Conselhos Estaduais de Educação passaram a emitir resoluções e/ou pareceres para que as instituições de ensino pertencentes aos seus respectivos sistemas reorganizassem o calendário escolar e passassem a usar atividades não presenciais.

A partir destas novas recomendações, alunos(as) e professores(as) passaram a utilizar metodologias e ferramentas online como lives, Zoom, Teams, Meet, plataforma Moodle, aulas remotas, estudo em casa e em portais na internet. A pergunta que fica é: quem tem acesso a estas tecnologias? Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Nota Técnica nº 88, de agosto de 2020, demonstrou que, dos(as) estudantes sem acesso à internet 3G e 4G no Brasil, seguem os índices da situação no País: pré-escola – 15%; ensino fundamental – 16%; ensino médio – 10%; graduação – 2%; e pós-graduação 1%. Inerente ao meio rural, a situação é bem mais precária, vejamos: pré-escola – 54%; ensino fundamental – 53%; ensino médio – 54%; e graduação e pós-graduação – 32%.

Por esta razão, uma reportagem mostrada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 21 de março, chamou atenção, conforme a foto acima, onde um estudante sobe em uma árvore a procura do melhor sinal de internet. A reportagem mostrou, ainda, que a família paga um plano mensal de R$ 120,00 para ter acesso à internet. Tirando o romantismo passado pela reportagem de passar uma mensagem de superação, fica os nossos parabéns ao estudante e sua família, mostrando ao Brasil que a educação presencial jamais poderá ser substituída pela educação virtual, online, remota. Conforme outros dados do Ipea, nem toda família dispõe de R$ 120,00 por mês, nem todo lugar tem acesso à internet e nem toda casa tem um pé de mangueira que permita buscar o melhor sinal.

Por tudo isso, em 2020, a Secretaria de Polícias Sociais da CONTAG encaminhou uma recomendação a todos os estados se posicionando contra a utilização das tecnologias digitais ou outros mecanismos usados na educação remota, visto que, o acesso a estas tecnologias se dá de forma bastante diferenciada, além de comprometer os processos de aprendizagens para aqueles e aquelas que conseguirem utilizá-las.

Agravando-se a situação, a educação pública brasileira vem sofrendo ataques constantes pelo atual governo federal, basta analisar os dados do orçamento destinado para a educação na PLOA 2021, segundo informações do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal (Siop), de setembro de 2020. A PLOA de 2021 apresenta redução de 37% em relação ao valor empenhado em 2015.

“Para continuar a luta em defesa da educação pública, gratuita, laica, de qualidade, no campo e do campo, movimentos sociais e entidades que atuam na educação vêm desenvolvendo vários atos em todo o Brasil, no chamado “Março de Luta”, que serão encerrados com a realização de uma “Plenária Nacional Unificada em Defesa da Educação Pública”, no dia 31 de março, às 14 horas. A CONTAG vem participando destas manifestações e conclama a todos(as) para nos juntarmos na grande Plenária Unificada”, convoca a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

Segue o link para inscrição e participação na Plenária. Ele também será enviado por e-mail e/ou WhatsApp informado durante o seu preenchimento. Clique AQUI.

FONTE: Secretaria de Políticas Sociais da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico