Na noite de ontem, 28, a CONTAG participou do curso “O Lugar da Extensão Universitária”, no Centro de Excelência em Turismo, Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). O curso é iniciativa de estudantes, trabalhadores, trabalhadoras e docentes da universidade e do Instituto Federal de Brasília (IFB), e conta com a parceria de organizações sindicais e movimentos sociais. Com o objetivo de refletir sobre as múltiplas dimensões da extensão universitária e suas concepções político-pedagógicas, processos, métodos e ferramentas operacionais, o curso propõe uma aproximação entre a universidade e a sociedade de modo a construir e reconstruir espaços e ações conjuntas.
O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, introduziu o debate apresentando o histórico de lutas da CONTAG e seu modelo de desenvolvimento sustentável e solidário para o campo, e falou da importância dos movimentos sociais como estratégia para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos sobre o campo brasileiro. Ele destacou ainda o papel proativo de agricultores e agricultoras familiares na formulação de novos conceitos, propostas e paradigmas da agricultura familiar para a academia e sociedade brasileira, e ressaltou o papel da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) no processo de formação de jovens e adultos a partir de uma metodologia inovadora e inclusiva, como alternativa viável ao atual modelo elitista de educação formal.
Participaram do evento outros movimentos sociais como o MST, o MNCR, o Movimento Passe Livre, além de movimentos de âmbito local como o Fórum do Rock de Sobradinho, alunos e professores da UnB e do IFB.
FONTE: Imprensa CONTAG - com informações da assessoria de Relações Internacionais da CONTAG