Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
CORONAVÍRUS
A CONTAG em defesa da vida em primeiro lugar
WhatsApp

03 de Junho de 2020


Divulgação
TEMAS RELACIONADOS:
coronavírus
covid-19
lockdown

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) vê com preocupação o relaxamento das medidas de distanciamento social promovido pelos estados, ainda que de forma gradual. O distanciamento social, que em muitos lugares teve de ser endurecido com lockdown (fechamento total), visa reduzir a proliferação da Covid-19 para não sobrecarregar o sistema público de saúde e, ao mesmo tempo, aumentar a oferta de leitos e equipamentos para atender os casos mais graves do coronavírus.

Para a redução ou encerramento do distanciamento social, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a observância dos seguintes condicionantes: (i) a transmissão da Covid-19 deve estar sob controle, com redução sustentada do número de novos casos e óbitos por um período de tempo determinado; (ii) o sistema de saúde ter a capacidade de detectar, testar, isolar e tratar adequadamente os casos, além de rastrear e monitorar contatos; (iii) reduzir a possibilidade de ocorrência de transmissão intensificada de SARS-CoV-2 em territórios e populações com maior vulnerabilidade social; (iv) adotar medidas preventivas consistentes em locais de trabalho, escolas e outros locais onde seja essencial a presença de pessoas e seu deslocamento; (v) atuar sistemicamente prevenindo o risco de importação de casos de outras áreas; e (vi) envidar esforços visando que as comunidades estejam suficientemente informadas, educadas, engajadas e empoderadas para se ajustarem aos novos contextos de “normalidade” com esta flexibilização.

Ao se observar as condicionantes da OMS, verifica-se que no Brasil a transmissão da Covid-19 não está sob controle e nem tem reduzido o número de novos casos e óbitos. Além disso, o sistema de saúde opera com insuficiência e inadequação para o tratamento dos/as pacientes, uma vez que não dispõe de leitos de UTI. Segundo o Ministério da Saúde, o país conta somente com 40.662 leitos (SUS, privados e hospitais de campanha) e sem capacidade de fazer testes na população (até hoje, o país só testou 3,5% com testes rápidos e 1,4% com PCR).

Os dados da Covid-19 no Brasil demonstram estarmos numa curva ainda ascendente da doença e se faz necessária a adoção de medidas mais severas e restritivas. No final do mês de abril, a média de casos de infectados era de 2.850/dia, ao passo que, em 31 de maio, essa média alcançou 13.849/dia, significando que a transmissão da doença avança não só nas capitais e grandes cidades, mas também para o interior do país (55% dos casos infectados estão em municípios do interior), onde a Covid-19 está alastrando-se fortemente. Os números são alarmantes, pois já somos o 2º país no mundo em casos de infectados, e o 4º em número de óbitos, chegando a 514.849 e 29.314, respectivamente. Esses dados são do Ministério da Saúde de 31 de maio de 2020. Reduzir as medidas tomadas até então quando ainda estamos num cenário de aumento do número de casos e de mortes está na contramão das orientações da OMS e da situação da pandemia no país.

Falta liderança nacional. O presidente, desde o início, esqueceu de que governa para todos os brasileiros e brasileiras, e só acena para seus seguidores. Suas maiores preocupações são o fim do distanciamento social com retorno do comércio e a prescrição da hidroxicloroquina. Diante desse vácuo político e de gestão do país, é hora de os/a governadores/a chamarem um Fórum Nacional para discutir a crise sanitária e política e construir estratégias comuns de enfrentamento, inclusive dialogando com o setor produtivo para pensar em um protocolo para a retomada das atividades quando a pandemia estiver controlada e em como atuar para proteger a economia saindo da dicotomia “vida versus dinheiro”. FONTE: Diretoria da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico