Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
FORMAÇÃO SINDICAL
6ª Turma Nacional da ENFOC inicia com muita coragem, vontade e esperança
WhatsApp

06 de Maio de 2016


César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
formação sindical



“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiar”... foi com essa música que os educandos e educandas fizeram o primeiro contato entre todos e todas da 6ª Turma do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e anunciaram suas expectativas para esse primeiro módulo e com a experiência que pretendem levar para suas bases.

Coragem, força, vontade, esperança, energia, resistência, transformação, fé, alegria, motivação, reafirmação da militância são algumas das expectativas apresentadas pelos educandos e educandas, representantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de quatro países latinos.

Ao terminar a mística de abertura, o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, declarou aberto o I Módulo da 6ª turma durante abertura política com a presença da Diretoria da CONTAG, de toda equipe da ENFOC e da assessoria da Confederação. E destacou que uma das missões da Escola é produzir bons relacionamentos e amizades entre as pessoas. “Existem motivos especiais para que possamos fazer a nossa comemoração dos 10 anos da Escola, e isso não seria possível que não tivéssemos comprometimento com as ações formativas, bem como o comprometimento das nossas Federações e dos nossos educandos e educandas. Vocês merecem uma atenção muito especial, porque vocês que fazem essa escola funcionar.” A ENFOC foi inaugurada em 14 de agosto de 2006 e o dirigente destacou, em sua fala, um dos marcos desta data. “O pé de Ipê, que plantamos na ocasião, aqui no CESIR/CONTAG, cresceu nesses 10 anos tanto quanto a nossa Escola”.

A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, falou da importância desse momento para ela. Segundo a dirigente, a Escola começou a ser pensada pela Comissão Nacional de Mulheres quando ela fazia parte. “Tenho muito orgulho de ter ajudado a pensar na ENFOC e a cada turma que passa por aqui algo é acrescentado. O ipê que plantamos reflete o crescimento da ENFOC. Uma coisa que me chamou a atenção é que a maioria dos educandos e educandas são dirigentes de sindicatos e lá é o local onde as coisas acontecem.”

Já a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, afirmou que na mística já foi possível sentir a energia e as expectativas de todos e todas. “Fazer a ENFOC é um momento extremamente importante de transformação política da nossa base. 60% do público dessa turma são mulheres e 45% jovens. Vemos com muita alegria o crescimento da participação desses dois públicos. O desafio que temos é grande, que é de continuar fortalecendo a nossa Escola.”

O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, lembrou que também já passou pela formação política da ENFOC e disse que “graças à Escola estou na CONTAG. E sem dúvida a ENFOC faz a diferença, ela transforma. Serão formados novos dirigentes e lideranças políticas. E é disse que precisamos, ainda mais nessa conjuntura, onde os quadros políticos em todo o País precisam ser renovados.”

Ainda durante a abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, saudou todos e todas por aceitarem esse desafio de participar da ENFOC. “Vocês não serão mais os mesmos que chegaram aqui e nem vão esquecer na vida de vocês de terem feito um curso da ENFOC.” O dirigente ressaltou, em sua fala, a importância da história de lutas da CONTAG, que em dezembro completará 53 anos, e os 10 anos da ENFOC. Broch também fez uma breve análise da atual conjuntura política e econômica brasileira. “Não podemos entrar no derrotismo. Pelo contrário, devemos estar de cabeça erguida, lutando, para não perdermos nenhuma conquista, que já não são suficientes, mas custaram muito caro para a gente. E esse curso da ENFOC ajuda a nos capacitar e a abrir nossas mentes para enfrentar esse momento, de atuar como militantes e qualificar a nossa ação.”

Após a abertura política deste I módulo, a coordenadora pedagógica da Escola, Raimunda Oliveira, falou do funcionamento do curso e sobre o que foi planejado para o 1º módulo e as mudanças propostas pela ENFOC com a utilização da tecnologia, no modo virtual no tempo comunidade, a partir desta 6ª turma.

São 132 educandos e educandas de todo o País, que participarão do I Módulo do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no período de 6 a 13 de maio de 2016, em Brasília/DF.



FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico