“Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiar”... foi com essa música que os educandos e educandas fizeram o primeiro contato entre todos e todas da 6ª Turma do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e anunciaram suas expectativas para esse primeiro módulo e com a experiência que pretendem levar para suas bases.
Coragem, força, vontade, esperança, energia, resistência, transformação, fé, alegria, motivação, reafirmação da militância são algumas das expectativas apresentadas pelos educandos e educandas, representantes de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de quatro países latinos.
Ao terminar a mística de abertura, o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Juraci Souto, declarou aberto o I Módulo da 6ª turma durante abertura política com a presença da Diretoria da CONTAG, de toda equipe da ENFOC e da assessoria da Confederação. E destacou que uma das missões da Escola é produzir bons relacionamentos e amizades entre as pessoas. “Existem motivos especiais para que possamos fazer a nossa comemoração dos 10 anos da Escola, e isso não seria possível que não tivéssemos comprometimento com as ações formativas, bem como o comprometimento das nossas Federações e dos nossos educandos e educandas. Vocês merecem uma atenção muito especial, porque vocês que fazem essa escola funcionar.” A ENFOC foi inaugurada em 14 de agosto de 2006 e o dirigente destacou, em sua fala, um dos marcos desta data. “O pé de Ipê, que plantamos na ocasião, aqui no CESIR/CONTAG, cresceu nesses 10 anos tanto quanto a nossa Escola”.
A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lúcia Moura, falou da importância desse momento para ela. Segundo a dirigente, a Escola começou a ser pensada pela Comissão Nacional de Mulheres quando ela fazia parte. “Tenho muito orgulho de ter ajudado a pensar na ENFOC e a cada turma que passa por aqui algo é acrescentado. O ipê que plantamos reflete o crescimento da ENFOC. Uma coisa que me chamou a atenção é que a maioria dos educandos e educandas são dirigentes de sindicatos e lá é o local onde as coisas acontecem.”
Já a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, afirmou que na mística já foi possível sentir a energia e as expectativas de todos e todas. “Fazer a ENFOC é um momento extremamente importante de transformação política da nossa base. 60% do público dessa turma são mulheres e 45% jovens. Vemos com muita alegria o crescimento da participação desses dois públicos. O desafio que temos é grande, que é de continuar fortalecendo a nossa Escola.”
O secretário de Política Agrária da CONTAG, Zenildo Xavier, lembrou que também já passou pela formação política da ENFOC e disse que “graças à Escola estou na CONTAG. E sem dúvida a ENFOC faz a diferença, ela transforma. Serão formados novos dirigentes e lideranças políticas. E é disse que precisamos, ainda mais nessa conjuntura, onde os quadros políticos em todo o País precisam ser renovados.”
Ainda durante a abertura política, o presidente da CONTAG, Alberto Broch, saudou todos e todas por aceitarem esse desafio de participar da ENFOC. “Vocês não serão mais os mesmos que chegaram aqui e nem vão esquecer na vida de vocês de terem feito um curso da ENFOC.” O dirigente ressaltou, em sua fala, a importância da história de lutas da CONTAG, que em dezembro completará 53 anos, e os 10 anos da ENFOC. Broch também fez uma breve análise da atual conjuntura política e econômica brasileira. “Não podemos entrar no derrotismo. Pelo contrário, devemos estar de cabeça erguida, lutando, para não perdermos nenhuma conquista, que já não são suficientes, mas custaram muito caro para a gente. E esse curso da ENFOC ajuda a nos capacitar e a abrir nossas mentes para enfrentar esse momento, de atuar como militantes e qualificar a nossa ação.”
Após a abertura política deste I módulo, a coordenadora pedagógica da Escola, Raimunda Oliveira, falou do funcionamento do curso e sobre o que foi planejado para o 1º módulo e as mudanças propostas pela ENFOC com a utilização da tecnologia, no modo virtual no tempo comunidade, a partir desta 6ª turma.
São 132 educandos e educandas de todo o País, que participarão do I Módulo do Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no período de 6 a 13 de maio de 2016, em Brasília/DF.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi