Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
5° Congresso Estadual da Juventude Rural começa em Lajeado
WhatsApp

25 de Novembro de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul



A forte chuva registrada na manhã de hoje (24) não foi suficiente para atrapalhar a abertura do 5° Congresso Estadual da Juventude Trabalhadora Rural, no Parque do Imigrante, em Lajeado. Uma realização da Fetag, através da Comissão Estadual de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CEJTTR), o evento tem como lema Agricultura Familiar: um modo de vida, e conta com cerca de 650 delegados, que vão discutir e debater, ao longo de dois dias, o tema transversal Trabalho Infantojuvenil e Sucessão Rural. Ele foi dividido em cinco eixos: Sucessão Sindical; Acesso à Terra e Reforma Agrária; Educação do Campo; Saúde e Desenvolvimento Rural.

Os eventos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) sempre são marcados por fortes místicas e bem elaboradas. E quando se fala em juventude, assim como o que ela representa por suas mais diferentes qualidades, a apresentação de jovens das 23 Regionais Sindicais – cada uma trouxe vários produtos de sua região e colocou-os defronte ao palco – foi muito marcante e agradou a todos. Logo em seguida, houve pronunciamentos de diversas pessoas, sendo o primeiro deles do jovem Deoclides Renato Borgonsi, que representou a CEJTTR. Associado do STR de Boqueirão do Leão – Regional Vale do Taquari, a anfitriã do Congresso, ele pediu para que seus colegas se empenhassem ao máximo para dizer o que querem para o movimento sindical.

Já o coordenador da regional, Luciano Carminatti, lembrou de ter aceito o desafio de realizar o 5° Congresso da Juventude em sua regional, porém disse que não esperava ser “tão grande”. Carminatti fez questão de agradecer a várias pessoas, mas uma especial: Nilo Schneider, assessor da regional, que fez de tudo para que o evento acontecesse da melhor maneira possível. E está indo nesse caminho. “Gostaria de enfatizar que muitas políticas públicas existentes hoje nasceram em congressos como esse”, enfatizou.

Logo em seguida, foi a vez do vice-presidente da CTB-RS, Sérgio de Miranda, também tesoureiro-geral da Fetag, se manifestar. Miranda fez questão de afirmar que era o seu quinto Congresso da Juventude que estava participando. O dirigente elogiou muito o lema Agricultura familiar: um modo de vida e acrescentou um lugar de viver com qualidade de vida. O delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marcos Regelin, acrescentou que está nas mãos desses jovens a construção de melhorias para a agricultura familiar. “Esse debate é fundamental para que vocês avancem nas políticas públicas”, observou.

A secretária nacional de Juventude da Contag, a piauiense Mazé Morais da Costa, considerou importante esse momento em que a juventude gaúcha elaborou uma pauta em suas regiões e agora tem o desafio de construir as políticas públicas que garantam a permanência de vocês no meio rural. “Sem dúvida, um momento ímpar e tenho certeza de que todos sairão daqui mais fortalecidos”. Mazé aproveitou para desejar que 2015 seja um ano de muitas coisas boas.

O presidente da Fetag, Elton Weber, parabenizou a CEJTTR pela grandiosidade do evento que, ao longo de dois dias, vai debater o futuro da juventude na agricultura familiar. “É muito bom ver esses meninos e meninas aqui, que aceitaram o desafio de discutir o que pode ser feito em busca de melhorias para todos que vivem no campo e com qualidade de vida”. A coordenadora estadual de Jovens da Fetag, Josiane Einloft, agradeceu à Regional Vale do Taquari pelo empenho e disse que todos que estão aqui são agricultores e sem vocês não teria por que realizar o congresso. “A nossa grande tarefa é encontrar novas diretrizes”, justificou.

Por volta das 11h iniciou o painel sobre A Conjuntura Atual da Agricultura Familiar, bem como a introdução dos cinco eixos, tendo como painelistas Gerardo Iglesias, secretário regional da UITA para América Latina, e Elton Weber. Para Gerardo, o 5º Congresso acontece num contexto sócio-político extremamente complexo, num momento no qual o Brasil se olha no espelho e rejeita grande parte do que vê, ao mesmo tempo em que parece estar disposto a encarar reformas estruturais que abram as portas para a esperança, para um novo Brasil. Para ele, a juventude rural irá se perguntar sobre qual papel lhe cabe neste processo, qual pauta apresentará nas instâncias correspondentes e como estes jovens rurais poderão contribuir para a construção de um Brasil mais transparente, justo, livre e solidário.

Na quarta, 26, haverá a plenária final com a leitura das propostas e da Carta Oficial da Juventude. À tarde, para marcar o encerramento, está previsto uma caminhada pelas ruas centrais de Lajeado, culminando na Praça da Matriz com a entrega de alimentos da agricultura familiar a uma entidade filantrópica, bem como da carta às autoridades. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico