Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
5° Congresso da Juventude encerra com Carta e caminhada
WhatsApp

27 de Novembro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
rio grande do sul

Com a denúncia de que a maioria das políticas públicas beneficia as indústrias e o comércio, em detrimento da agricultura familiar, tornando o trabalhador rural refém de um sistema explorador, que visa apenas o lucro sem se preocupar com a vida e o meio ambiente e, ao mesmo tempo, reivindicar políticas públicas voltadas a um novo modelo de desenvolvimento rural, que garanta autonomia, qualidade de vida às famílias e a permanência dos jovens no meio rural. Essa a síntese da Carta de Lajeado, que saiu do 5° Congresso Estadual da Juventude Trabalhadora Rural, realizado pela Fetag nos dias 25 e 26, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

A coordenadora de jovens da Fetag, Josiane Einloft, avaliou de forma positiva o Congresso. “Conseguimos de fato motivar a juventude para que participem do movimento sindical, que tenham clareza de sua profissão que é ser agricultor, bem como despertar novas lideranças para que ocupem espaços nos sindicatos”, enfatiza. Para ela, o grande desafio, daqui para frente, é dar continuidade a todo esse trabalho.

Por volta das 14h, os jovens se deslocaram em caminhada, sob um sol forte, cantando em direção ao centro da cidade, até chegar ao Parque Dick, num percurso de aproximadamente 3km. Ali, a Carta de Lajeado foi lida e aprovada por todos e em seguida entregue ao presidente da Fetag, Elton Weber, que vai encaminhar ao conjunto do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), ao deputado Heitor Schuch, que fará a sua leitura na próxima semana em plenário na Assembleia Legislativa e, ainda, a Nestor Bonfanti, diretor da Federação.

CARTA DO 5º CONGRESSO ESTADUAL DAJUVENTUDE TRABALHADORA RURAL

Nós, jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do Rio Grande do Sul, reunidos nos dias 25 e 26 de novembro de 2014, no município de Lajeado-RS, durante o 5º Congresso Estadual da Juventude Trabalhadora Rural, vivenciamos um grande momento de reflexão sobre o papel e a participação da juventude junto ao movimento sindical e ao meio rural.

Este ano, que é considerado o Ano Internacional da Agricultura Familiar, instituído pela ONU, reconhece o papel da agricultura familiar na produção de alimentos, favorecendo a soberania e segurança alimentar no mundo. Além de garantir a manutenção do tecido social no campo, interação com a natureza, fortalecimento da identidade e cultura camponesa na construção de um mundo rural dinâmico e vivo.

Neste contexto, a partir da compreensão de que a agricultura familiar é um modo de vida, a juventude assume papel fundamental para a sobrevivência, continuidade e fortalecimento do meio rural e do movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Denunciamos, no entanto, que a maioria das políticas públicas de hoje beneficiam mais as indústrias e o comércio, do que a agricultura familiar, tornando os agricultores(as) reféns de um sistema explorador, que visa apenas o lucro sem se preocupar com a vida e o meio ambiente.

Para isso, propomos e reivindicamos políticas públicas voltadas para um novo modelo de desenvolvimento rural, que garanta autonomia e qualidade de vida às famílias e a permanência dos jovens no meio rural. E um movimento sindical com consciência crítica do seu papel na sociedade e que perceba e valorize a contribuição dos jovens para o fortalecimento do sindicalismo.

Nesse sentido, temos vários desafios importantes para garantir a sucessão rural e sindical, permitindo assim uma maior inserção e participação dos jovens na construção de um movimento sindical militante, atuante e combativo na construção de um desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A partir do nosso 5º Congresso, percebemos a necessidade de resgatar a essência do movimento sindical, nossa militância, nossa identidade e representatividade enquanto juventude do campo. Diante deste cenário se faz necessário repensar a nossa organização e a ação enquanto protagonistas. Nesse sentido, fica a grande pergunta: Qual é ou será nossa ação?

Os grandes eixos do Congresso construíram propostas relacionadas à Sucessão Rural e Trabalho Infanto-Juvenil, Sucessão Sindical, Acesso à Terra e Reforma Agrária, Educação do Campo, Saúde e Desenvolvimento Rural, além da importância de lutar pelas melhorias na infraestrutura no campo e políticas públicas voltadas à juventude. Essas propostas devem ser as bandeiras da juventude e do movimento sindical como um todo, para que assim possam se tornar realidade.

Esta caminhada de organização da juventude nos traz muitos aprendizados, debates, troca de saberes, construção de ideias e o que fica é o legado de que estamos cada vez mais fortalecidos(as) e queremos ser ouvidos(as) e participar, não concordando em ser apenas coadjuvantes.

Lajeado, 26 de novembro de 2014.

Juventude Trabalhadora Rural do Rio Grande do Sul FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS - Luiz Fernando Boaz



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico