O Dia Mundial da Alimentação é uma data muito importante para a agricultura familiar, pois diz respeito ao resultado de todo o trabalho e esforço feito no campo para que da terra nasça o alimento. Para além disso, este dia nos faz refletir sobre uma série de outras questões, começando pela importância da garantia da soberania e segurança alimentar e passando pelo fim da fome no mundo, alimentação saudável e o cuidado com o campo para que a cultura rural continue prevalecendo e gerando as frutas, verduras e legumes que alimentam o mundo.
Neste ano, em especial, por conta de 2014 ser declarado pela ONU como o Ano Internacional da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena (AIAF/CI), essas questões estão sendo abordadas diariamente. Mas, mesmo quando 2014 acabar, os debates acerca da alimentação saudável e o papel da agricultura familiar nesse processo não devem deixar de fazer parte das pautas dos governos, movimentos e sociedade civil. A alimentação é uma necessidade do ser humano, por isso é fundamental fortalecer a agricultura familiar e o meio rural para que essa necessidade possa ser garantida para que nenhuma pessoa passe fome, onde quer que esteja, no campo ou na cidade.
Vamos valorizar a agricultura familiar e a alimentação saudável que ela proporciona não só neste Dia Mundial da Alimentação, mas em todos os outros dias do ano!
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila