O fortalecimento das parcerias da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso (FETAGRI-MT) foi um dos pontos principais durante os discursos da abertura do Conselho Deliberativo e do Congresso Estadual Extraordinário, que iniciaram nesta terça-feira (23).
Representantes do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), INCRA, entre outras entidades, estiveram presentes e destacaram a grandiosidade da federação e a importância na defesa dos direitos dos Trabalhadores (as) Rurais.
O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Salvador Sotério de Almeida, mencionou durante seu discurso na abertura o aumento de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) através da luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais. A importância da parceria com a Fetagri foi citada pelo Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECITEC-MT), Aluysio Leite, que lembrou do papel da federação em levantar as demandas e repassar a secretaria, para definir os cursos que serão ofertados. “Temos que focar principalmente nos cursos técnicos para filhos de trabalhadores rurais, que tanto precisam de capacitação, principalmente nas cidades mais longe da capital.
Queremos manter e fortalecer cada vez mais essa parceria entre a Secitec e a Fetagri”, disse. Nilton José de Macedo, presidente da Fetagri, demonstrou orgulho e satisfação por estar à frente da federação na realização do Conselho Deliberativo. Macedo destacou a grande participação dos dirigentes sindicais e agradeceu a participação dos representantes do Incra, MDA, Governo do Estado, entre outros. “Nossa gestão está cada vez mais focada no fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais em Mato Grosso. Temos que unir forças e buscar fortalecer nossas importantes parcerias”, afirmou. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRI-MT - Wallace Dutra