A multiplicação criativa – cursos estaduais e o Grupo de Estudos Sindicais (GES) – que vem sendo realizada pela Escola de Formação Sindical da Contag (Enfoc) em todo o País é um dos pontos de destaque da pauta do Coletivo Nacional de Formação e Organização Sindical, iniciado nesta segunda-feira (12) e que esse estenderá até amanhã no Cesis.
“Estamos fazendo uma avaliação conjunta dos módulos da Enfoc já executados e será preciso fazer alguns ajustes nos módulos que virão, além de construir uma agenda com os estados que ainda não realizaram seus cursos”, explica o secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Souto.
Os secretários de Formação e Organização Sindical das Fetags, que participam do coletivo, também fizeram uma avaliação do Curso Nacional de Formação Específico para Mulheres do movimento sindical e iniciaram o processo de construção da 3ª turma nacional do Curso de Formação da Enfoc, que será realizado no período de 2 a 13 de agosto.
O coletivo faz, ainda, uma avaliação de todas as ações realizadas no primeiro semestre deste ano, discutindo as atividades para o segundo semestre, bem como estratégias de fortalecimento das Secretarias de Formação e Organização Sindical das 27 federações do sistema Contag. Outros debates da pauta do coletivo são: a retomada do Programa de Capacitação de Dirigentes e Assessores (PCDA), reflexão sobre os coletivos a estaduais e nacionais da área e informes diversos, como o hot site da Enfoc que está na página da Contag na internet.
Registro Sindical – No âmbito da Organização Sindical, o coletivo faz avaliação dos resultados do Grito da Terra Brasil, dos encaminhamentos pós-negociação e, principalmente, sobre os registros sindicais. “Nessa área nós fizemos, durante o GTB, algumas negociações com o governo que geraram resultados altamente positivos, e, aproveitando também o Conselho Deliberativo da Contag, vamos trazer esses resultados e apresentar algumas ideias de desdobramento das ações, a partir do partir do que foi negociado e do que gerou essa negociação”, acentuou Juraci Souto. FONTE: Gil Maranhão, Agência Contag de Notícias