Na manhã desta sexta-feira (21), na presença de diversas autoridades, dentre elas do governador do Estado, Eduardo Leite, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da FETAG-RS para a gestão 2020-2024.
A chapa que tomou posse hoje foi definida por consenso e teve 95% de aprovação pelos associados durante o processo eleitoral. Em sua fala, o presidente reeleito Carlos Joel da Silva, disse que precisamos continuar com o projeto de assistência técnica, buscar políticas públicas diferenciadas que façam a diferença na vida das pessoas do campo. Joel também cobrou um plano de Estado que vise o desenvolvimento da agricultura familiar gaúcha. Precisamos que o Rio Grande do Sul tenha um plano de Estado, não de governo, que veja o potencial da agricultura familiar e a sua importância para a economia do Rio Grande do Sul.
O presidente também ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretoria nos últimos quatro anos, em que todos abdicaram do convívio familiar para se dedicar à causa do Movimento Sindical. Ele também deu as boas-vindas para o novo quadro de diretores da FETAG-RS, que assume o compromisso de liderar as lutas da categoria.
O governador do Estado, Eduardo Leite, parabenizou a entidade pelo seu trabalho e colocou o governo à disposição da FETAG-RS para tratar das pautas de interesse da agricultura familiar. Leite também anunciou o aumento dos recursos destinados para o Troca-troca de forrageiras, que passará para R$4,5 milhões, uma demanda encaminhada pela FETAG-RS.
O presidente da CONTAG, Aristides Santos, proferiu o ato de posse da nova Diretoria e desejou sucesso nos próximos quatro anos. Em nome da Direção da CONTAG, agradeci aos membros da Diretoria que encerraram o mandato, agradecendo a contribuição com os debates e lutas junto à CONTAG ao longo dos últimos anos. E pontuei alguns desafios que teremos pela frente, a exemplo da reforma sindical, que eu entendo que é mais um ataque às organizações sindicais e aos trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Citei também que, nesse ano, teremos o Grito da Terra Brasil juntamente com o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que deve ser o maior da história, disse.
Quanto ao GTB, Aristides Santos informou que a CONTAG também está trabalhando junto às Federações e Sindicatos para ser uma grande ação e uma das principais reivindicações será a retomada do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar específico, como era antigamente. Ter um Plano Safra da Agricultura Familiar não é uma questão ideológica, é uma questão de compreensão da importância do setor para o País e para a sociedade, de dar visibilidade à agricultura familiar. O objetivo não é confrontar com a agricultura empresarial. Cada uma tem o seu papel, explicou.
Aristides também destacou o importante papel que a FETAG-RS tem desempenhado nas atividades gerais da CONTAG, pelo seu nível de organização, mobilização, proposição e negociação, contribuindo com a CONTAG em várias pautas, inclusive da reforma da Previdência e, agora mais recente, nas negociações com o INSS.
Estiveram presentes na cerimônia de posse o senador Luiz Carlos Heinze; o deputado federal, representando a Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ernani Polo; o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; a representante da União dos Vereadores do RS (UVERGS), Sandra Wagner; presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Marcos Junior Brambilla; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, José Walter Dresch; o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke; e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch. Também estiveram presentes presidentes de federações, prefeitos, vereadores, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e lideranças do movimento sindical. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS. Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG.