Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RIO GRANDE DO SUL
Diretoria da FETAG-RS toma posse
WhatsApp

21 de Fevereiro de 2020


Arquivo FETAG-RS
TEMAS RELACIONADOS:
FETAG-RS
posse diretoria
rio grande do sul

Na manhã desta sexta-feira (21), na presença de diversas autoridades, dentre elas do governador do Estado, Eduardo Leite, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da FETAG-RS para a gestão 2020-2024.

A chapa que tomou posse hoje foi definida por consenso e teve 95% de aprovação pelos associados durante o processo eleitoral. Em sua fala, o presidente reeleito Carlos Joel da Silva, disse que “precisamos continuar com o projeto de assistência técnica, buscar políticas públicas diferenciadas que façam a diferença na vida das pessoas do campo”. Joel também cobrou um plano de Estado que vise o desenvolvimento da agricultura familiar gaúcha. “Precisamos que o Rio Grande do Sul tenha um plano de Estado, não de governo, que veja o potencial da agricultura familiar e a sua importância para a economia do Rio Grande do Sul”.

O presidente também ressaltou o trabalho desenvolvido pela diretoria nos últimos quatro anos, em que todos abdicaram do convívio familiar para se dedicar à causa do Movimento Sindical. Ele também deu as boas-vindas para o novo quadro de diretores da FETAG-RS, que assume o compromisso de liderar as lutas da categoria.

O governador do Estado, Eduardo Leite, parabenizou a entidade pelo seu trabalho e colocou o governo à disposição da FETAG-RS para tratar das pautas de interesse da agricultura familiar. Leite também anunciou o aumento dos recursos destinados para o Troca-troca de forrageiras, que passará para R$4,5 milhões, uma demanda encaminhada pela FETAG-RS.

O presidente da CONTAG, Aristides Santos, proferiu o ato de posse da nova Diretoria e desejou sucesso nos próximos quatro anos. “Em nome da Direção da CONTAG, agradeci aos membros da Diretoria que encerraram o mandato, agradecendo a contribuição com os debates e lutas junto à CONTAG ao longo dos últimos anos. E pontuei alguns desafios que teremos pela frente, a exemplo da reforma sindical, que eu entendo que é mais um ataque às organizações sindicais e aos trabalhadores e as trabalhadoras rurais. Citei também que, nesse ano, teremos o Grito da Terra Brasil juntamente com o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que deve ser o maior da história”, disse.

Quanto ao GTB, Aristides Santos informou que a CONTAG também está trabalhando junto às Federações e Sindicatos para ser uma grande ação e uma das principais reivindicações será a retomada do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar específico, como era antigamente. “Ter um Plano Safra da Agricultura Familiar não é uma questão ideológica, é uma questão de compreensão da importância do setor para o País e para a sociedade, de dar visibilidade à agricultura familiar. O objetivo não é confrontar com a agricultura empresarial. Cada uma tem o seu papel”, explicou.

Aristides também destacou o importante papel que a FETAG-RS tem desempenhado nas atividades gerais da CONTAG, pelo seu nível de organização, mobilização, proposição e negociação, contribuindo com a CONTAG em várias pautas, inclusive da reforma da Previdência e, agora mais recente, nas negociações com o INSS.

Estiveram presentes na cerimônia de posse o senador Luiz Carlos Heinze; o deputado federal, representando a Câmara dos Deputados, Heitor Schuch; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ernani Polo; o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho; o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; a representante da União dos Vereadores do RS (UVERGS), Sandra Wagner; presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná, Marcos Junior Brambilla; o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, José Walter Dresch; o Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Schwanke; e o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Alberto Broch. Também estiveram presentes presidentes de federações, prefeitos, vereadores, presidentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e lideranças do movimento sindical. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAG-RS. Edição: Assessoria de Comunicação da CONTAG.



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico