Com a participação de cerca de 200 jovens de todas as regiões do estado, teve início (25/05) em Belo Horizonte, no Sesc Venda Nova, o 2º Festival Estadual da Juventude Rural com o tema: Sucessão Rural: Com Terra, Políticas Públicas, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Trabalho e Renda. Promovido pela Fetaemg com a parceria da Contag e apoio do Senar-MG e do Governo de Minas, o evento teve início chamando a atenção para a necessidade de maior investimento em políticas públicas para garantir a permanência dos jovens no meio rural.
O presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva afirmou a importância do papel dos jovens na sociedade e o grande salto que eles têm dado ao conquistar importantes espaços, mas ponderou que é necessária uma participação maior da juventude no Movimento Sindical do Campo. “Os Sindicatos estão ficando envelhecidos. Precisamos mostrar que podemos fazer muito pela juventude e que esse grupo tem uma contribuição muito importante dentro do Movimento Sindical.” Vilson afirmou ainda a necessidade de continuar lutando por políticas públicas que ofereçam melhores condições de saúde, educação e lazer no campo.
A coordenadora Estadual de Jovens da Fetaemg, Maria Alves, ressaltou que atualmente o jovem não tido opção de escolha. Geralmente ele é obrigado a sair do meio rural para garantir seus estudos e renda. “Queremos que os jovens possam ter a oportunidade de escolher se querem ficar no campo ou não. Para isso é necessário que eles estejam inseridos nas discussões políticas.”
A secretária de Jovens da Contag Ângela Maria Silva, afirmou que há um tempo a política da juventude rural não era discutida dentro do Movimento Sindical do Campo. “Hoje é possível perceber a importância do jovem dentro do Movimento. O festival vem fortalecer ainda mais essa ação política e de participação dos jovens em todas as instâncias do MSTTR, e também fora do movimento sindical, na discussão e na proposição de políticas públicas para a juventude”. Ela ressaltou o trabalho que a Fetaemg vem fazendo na organização e mobilização dos jovens nos espaços de debates.
A abertura oficial do evento contou ainda com as presenças de representantes da Emater-MG, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da Secretaria de Estado da Saúde.
Nesta quarta-feira, (26/05) acontecem discussões sobre políticas públicas para a juventude rural e prática de esportes como prevenção e tratamento do uso de drogas. À tarde começam as competições esportivas nas modalidades futebol de campo, futebol de salão, voleibol, corrida de 100 m, salto à distância, natação e sinuca. Os vencedores irão representar o estado no Festival Nacional em Brasília, que acontece de 26 a 30 de julho.
O evento se encerra nesta quinta-feira (27/05) com a premiação dos vencedores das competições esportivas. FONTE: Comunicação da Fetaemg