Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SEGURANÇA ALIMENTAR
Volta do MDA, combate à PEC da Morte e preocupação com o aumento da fome estão em debate no Encontro Nacional do Consea
WhatsApp

07 de Março de 2018



TEMAS RELACIONADOS:
segurança alimentar

Com o objetivo de avaliar toda a caminhada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no País na atual conjuntura política, social e econômica e propor encaminhamentos para os próximos anos, está sendo realizado o Encontro Nacional 5ª + 2, que é uma espécie de balanço, dois anos depois da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em novembro de 2015.

O Encontro reúne conselheiros e conselheiras do Consea Nacional, dos Conseas de todos os estados e do Distrito Federal, além de convidados nacionais e internacionais e pretende discutir com profundidade oito desafios, entre eles o fortalecimento de sistemas de produção de base agroecológica e a inclusão produtiva rural em grupos populacionais específicos.

A CONTAG está sendo representada pelo vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch, que é um dos conselheiros no Consea, e as assessorias da VPRI e da Secretaria de Mulheres, visto que Mazé Morais é a outra conselheira da CONTAG no Consea. Embora o Consea esteja ligado à Presidência da República, é um conselho coordenado pela sociedade civil.

Na abertura política, realizada nesta terça-feira (06), o deputado Padre João (PT-MG) participou representando a Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional. Também estiveram presentes representantes do governo federal.

Números apresentados pelo Consea apontam corte drástico na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Em 2014 contava com um orçamento de R$ 1,3 bilhão para o PAA. Em 2018, a previsão é de R$ 413 milhões. O programa só não foi extinto devido a grande pressão feita pelas organizações sociais e setores da sociedade civil.

No primeiro dia do evento, logo após a mesa de abertura e a dinâmica de boas-vindas, foi realizado o Painel Expressão da Desigualdade e, à noite, de 18h às 22h, foram realizadas oficinas autogestionadas.



A CONTAG participou de uma oficina que foi coordenada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, espaço que a CONTAG integra desde o início, há mais de 20 anos e que é uma articulação da sociedade civil. Foi a partir do trabalho do Fórum que foi criado o Consea e toda a política de SAN no País. Também participaram desta oficina quase todos os(as) ex-presidentes do Consea, a exemplo de Chico Menezes, Renato Maluf, Maria Emília Pacheco, outros membros históricos do Fórum e do Consea, inclusive representantes da FIAM Internacional e Nacional. “Essa oficina resgatou os mais de 20 anos da criação do Fórum e a conquista do Consea e desta importante política de SAN. Um dos encaminhamentos da oficina foi a possibilidade de realização de uma conferência do Fórum Brasileiro no próximo ano”, informou Alberto Broch.

O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, participa do encontro e trouxe para o debate a preocupação com o aumento da fome no mundo e com a possibilidade de o Brasil voltar para o Mapa da Fome. "A fome no mundo aumentou muito nos últimos dois anos e continua aumentando. Na América Latina, em 2016, mais de 2,5 milhões de pessoas voltaram a ter fome."

Esse e outros temas foram discutidos nos grupos de trabalho e já saíram propostas a serem encaminhadas ao governo brasileiro. “Conseguimos aprovar duas propostas. Uma é o CONSEA incentivar a criação de comissões no Brasil para pressionar o governo a suspender a Emenda Constitucional 95, que congela por 20 anos os investimentos nas políticas sociais e compromete as políticas de segurança alimentar e nutricional; a outra proposta é colocar na agenda de debate a volta do MDA. De vários temas, esses podemos destacar como os principais”, avalia Broch. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico