A CONTAG celebra a vida de Elizabeth Teixeira, mulher guerreira que na luta pela liberdade e dignidade dos camponeses e camponesas, foi ameaçada e presa diversas vezes, ficou anos sem nome e apartada de seus filhos.
A luta de Elizabeth começou a se destacar na metade do século passado, quando junto com seu companheiro Pedro Teixeira, atuou nas ligas camponesas e fundou o Sindicato dos Trabalhadores Agrários, o maior sindicato deste setor naquele momento. Com o assassinato de Pedro Teixeira, em 1962, assumiu a liderança do movimento, suportando as ameaças de morte, o exílio, o anonimato e as prisões. Sem se dobrar, nunca parou de lutar pelos seus ideais e pelo bem coletivo.
No decorrer desses anos, em diversas ocasiões Elizabeth doou sua garra e sabedoria para impulsionar as lutas da CONTAG, de maneira especial, as lutas das mulheres.
Hoje manifestamos nossa gratidão.
Companheira Elizabeth, ao celebrarmos seus 90 anos, nos inspiramos na sua permanente disposição, resistência e firmeza, para continuarmos a luta pela conquista de direitos, liberdade, igualdade e vida plena no campo.
Brasília, 13 de fevereiro de 2015.
Diretoria da CONTAG FONTE: Diretoria da CONTAG