Em sessão solene, realizada nesta terça-feira (26), na Câmara Federal, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da secretária de Mulheres, Mazé Morais, prestou homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuário (Embrapa), que comemora hoje, 49 anos de contribuição com a geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira. A deputada Erika Kokay (PT/DF) foi a requerente da sessão e coordenou as falas na homenagem.
A responsabilidade social da Embrapa aumenta em um cenário onde a fome volta para o centro do debate no país, e recoloca Brasil no Mapa da Fome, ameaçando um dos direitos humanos fundamentais: o direito a uma alimentação saudável. Para erradicar a fome e promover a alimentação saudável é preciso produzir comida de verdade no campo, nas águas, nas florestas e nas cidades que só é produzida pela agricultura familiar e demais povos tradicionais, precisamos valorizar esse patrimônio brasileiro, enfatizou a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Mazé ainda destacou que: (...) não temos apenas uma agricultura nesse país, por isso é de suma importância assegurar a segurança alimentar e nutricional da população brasileira através da agricultura familiar que responde por 70% dos alimentos consumidos pelo povo brasileiro, pontuou.
Na transmissão da sessão solene em homenagem aos 49 anos da Embrapa, no momento da fala da CONTAG, internautas destacaram a importância da Agricultura Familiar para o Brasil:
Viva à agricultura familiar, que alimenta a população brasileira, mesmo com o governo federal cortando recursos dessa importante categoria e beneficiando somente a produção do agronegócio (monocultura de soja e criação de gado em larga escala). Triste Brasil, disse Emília Chaves Mazzei.
Foca Embrapa na Agricultura Familiar que realmente produz alimentos para consumo humano diretamente!! Por uma Embrapa direciona aos interesses da população do Brasil, compartilhou Madeleine Hutyra.
Na solenidade na Câmara também foi destacada a importância dos servidores (as) da Embrapa e as mobilizações por uma Embrapa pública, Democrática e Inclusiva. E também o seu papel diante do atual cenário de crises no Brasil, na tarefa de continuar cumprindo produzindo conhecimentos e tecnologias em benefício da sociedade brasileira.
Criada em abril de 1973, a Embrapa é uma empresa pública, com sede em Brasília, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Suas unidades de pesquisa espalhadas pelo país são especializadas em assuntos diversos, que vão do algodão (na Paraíba) ao gado de leite (Zona da Mata mineira), passando por agrobiologia (Rio de Janeiro) e arroz e feijão (Goiás).
Além da CONTAG também tiveram fala na solenidade, parlamentares, representações da Embrapa, Universidades e entidades sindicais.
Assista a transmissão da sessão solene AQUI
FONTE: Comunicação CONTAG - Barack Fernandes