Cerca de mil mulheres do campo e da floresta são esperadas no Centro de Treinamento Educacional da CNTI no período de 10 a 13 de novembro. Elas participarão da 4ª Plenária Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, organizada pela Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag.
A apresentação da Campanha para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta terá destaque na abertura da Plenária, às 17h do dia 10. A campanha é uma realização do governo federal em parceria com movimentos feministas. A ocorrência da violência contra as mulheres trabalhadoras rurais, em casa e no movimento sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais (MSTTR), será tema de pesquisa realizada entre as participantes.
Durante os quatro dias da Plenária, as mulheres também debaterão sobre políticas públicas para as trabalhadoras rurais e sobre o desenvolvimento rural sustentável e solidário na perspectiva feminista e sindical. Além disso, elaborarão as propostas das mulheres para serem apresentadas no 10º Congresso da Contag, que ocorrerá em março do ano que vem.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag e vice-presidente da CUT, Carmen Foro, enfatiza que a "Plenária tem o objetivo de fazer uma reflexão e um balanço dos desafios para as mulheres nas políticas públicas, na organização sindical e na construção do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com igualdade para as mulheres". FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias