De 3 a 5 de julho, o Parque de Exposições César Cals recebe a oitava edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF). O evento contará com a participação de 300 expositores com o objetivo de promover a agricultura familiar cearense, através da divulgação, exposição e comercialização de produtos de origem agrícola, pecuária e artesanal. Tudo Gratuito!
A maior feira de origem da agricultura familiar no Ceará começa na próxima sexta-feira (3) com a abertura da VIII FECEAF (Feira Cearense da Agricultura Familiar) e a participação de 300 expositores de todas as regiões do estado e oficinas de capacitação para outros 120 agricultores e agricultoras. Durante os três dias de evento, são esperadas pela organização cerca de 15 mil pessoas.
A feira é uma co-produção da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) com o apoio de entidades como Ematerce, Idace, Adagri, Instituto Agropolos, os 183 sindicatos municipais filiados a Fetraece , Contag, CUT, Cooperbio e Cealtru.
O evento reunirá uma diversidade de produtos da agricultura familiar durante os três dias de programação, além da venda de animais: ovinos e caprinos; venda de aves e ovos caipiras; venda de peixes; venda de mel de abelhas com ferrão e sem ferrão; venda de produtos artesanais; venda de produtos não agrícolas como cachaça artesanal; entre outros, cultivando os valores culturais, ambientais, políticos e democráticos do campo.
Todos os produtores que vão participar da Feceaf não usam agrotóxicos em suas lavouras. As principais atrações da VIII FECEAF serão: casa de farinha - beijú, tapioca, goma fresca e farinha; engenho - rapadura na quenga de coco, alfenim, batida e rapadura; bodega (com decoração rústica); fazendinha; pavilhão da agroindústria familiar; pavilhão das inovações e tecnologias apropriadas para Agricultura Familiar; pesque e pague; exposição de animais; concurso leiteiro (caprino e bovino); premiação para os animais de melhor padrão racial e produtividade leiteira; praça de alimentação com comidas típicas da roça; stands institucionais; e festival cultural com forró pé de serra durante o horário do almoço e no período da noite até às 22h.
Já estão confirmadas atrações como Sergiane e a banda Corta Fogo, Forró é o Novo, Edilson Barros, Zé do Egito, Tony Suzeny, Cacimba de Aluá, Banda Batuke entre outras.
“A FECEAF é um espaço onde os agricultores familiares demostram que com investimento e adoção de tecnologias sociais como os quintais produtivos, as mandalas, as pequenas irrigações, a criação de ovinos, de caprinos, de galinha caipira e de gado de leite de elevada eficiência produtiva, é possível produzir e comercializar mesmo em tempo de seca”, afirma o secretário de Política Agrícola da Fetraece José Francisco de Almeida Carneiro.
Investimentos
A feira é uma ação que possibilita levar para o meio urbano a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a agricultura familiar, que segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Censo Agropecuário de 2006, é responsável por mais de 70% da produção dos alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro.
“E agora com o anúncio de 28,9 bilhões para o Plano Safra 2015-2016 temos mais ainda um estímulo ao incremento econômico do setor. Vamos conversar com o governo para priorizar as compras de produtores da agricultura familiar pelos órgãos públicos como Exército, hospitais e escolas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira.
História
A FECEAF teve início em 2008 quando a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), quando o governador Camilo Santana era o secretário da pasta, fecharam parceria para o fortalecimento da cultura dos homens e mulheres do campo.
Serviço
VIII Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF) De 3 a 5 de julho de 2015 Local: Parque de Exposições César Cals, avenida Sargento Hermínio, 2677, bairro São Gerardo Entrada: Gratuita
FONTE: Assessoria de Comunicação FETRAECE - Janes P. Souza