Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
EM DEFESA DA PREVIDÊNCIA RURAL
Vamos unir forças e dizer não à reforma da Previdência!
WhatsApp

12 de Abril de 2019


Comunicação CONTAG- César Ramos
TEMAS RELACIONADOS:
em defesa da previdência rural

Os impactos da reforma da Previdência para os trabalhadores e trabalhadoras rurais foi tema de uma Audiência Pública Conjunta, realizada na última sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A Audiência foi articulada pelo deputado federal, Vilson da FETAEMG (PSB/MG), teve como debatedor o senador Paulo Paim (PT/RS), contou com a colaboração do presidente da CONTAG, Aristides Santos e a presença de milhares de homens e mulheres do campo mineiro.

Diante dos trabalhadores(as) rurais, o presidente da CONTAG, Aristides Santos, mostrou pontos da proposta de reforma da Previdência (MP 871 e da PEC 06/2019), que dificultam o acesso dos homens e mulheres do campo a aposentadoria, dentre outros direitos previdenciários. “Essa reforma traz vários impactos para quem vive no campo: aumenta a idade de aposentadoria das mulheres rurais de 55 anos para 60 anos; determina uma contribuição anual obrigatória de R$ 600 para a família rural; eleva o tempo de carência para acesso à aposentadoria rural, de 15 anos para 20 anos de atividade rural. E ainda pressiona para que os Sindicatos em janeiro de 2020, tenham todas as informações dos segurados especiais cadastradas no CNIS-Rural, que serão utilizadas de forma EXCLUSIVA para a análise de direitos, sendo que atualmente apenas 5% de trabalhadores e trabalhadoras estão cadastrados(as) no sistema”, pontuou o presidente da CONTAG.

O debatedor, senador Paulo Paim, que também é coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, lembrou que enquanto o Brasil busca mudar a sua Previdência aos moldes do Chile, o primeiro país do mundo a privatizar o sistema de previdência, já enfrenta problemas com seu regime. “O Chile tem enfrentado um dos momentos mais difíceis dos últimos 30 anos, pois com a redução no valor das aposentadorias tem aumentado o número de suicídios no país. Aqui no Brasil nem mesmo os militares querem a capitalização e os trabalhadores(as) também não aceitam. Essa reforma privada é cruel... Governo: não pegue a nossa Previdência e entregue aos banqueiros que lucram sempre e querem tirar tudo da nossa gente”, afirmou Paim.

Paim, ainda conclamou: “Vamos unir forças e dizer não à reforma da Previdência. Adeus reforma da Previdência! A previdência é nossa e não do sistema financeiro. E viva ao povo trabalhador do campo e da cidade!”. O deputado Federal e presidente da Federação dos Trabalhadores(as) Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Minas Gerais, Vilson da FETAEMG, convidou todos(as) a seguirem na luta e resistência para barrar a reforma da Previdência. “Nesse momento é muito importante os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade de todas as categorias unir forças, pois se passa essa reforma da Previdência do jeito que eles querem, não vai melhorar o Brasil. Pelo contrário, será um caminho aberto para venderem a nossa Saúde e a nossa Educação para iniciativa privada”, destacou.

Também estiveram presentes na Audiência, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto e vários dirigentes das Federações do Sistema CONTAG na Regional Sudeste. Também em defesa da Previdência, logo após a Audiência Pública, os trabalhadores(as) rurais realizaram uma grande caminhada pelas princiapais ruas da capital mineira.



Saiba mais sobre a DEFESA DA PREVIDÊNCIA RURAL AQUI FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico