Segue no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR) da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA) o V EMAFOR, que traz como tema: "Espaço de Transformação Política e Fortalecimento do Agricultor e Agricultora Familiar". Neste terceiro e último dia do V EMAFOR, acontecem palestras e painéis com os temas: Multifuncionalidade da Agricultura Familiar, Ética como transformação da prática sindical e será apresentada a Carta dos Educadores e Educadoras Populares, que será redigida durante o encontro. O EMAFOR é um evento estadual que reúne os educadores populares formados nas sete turmas da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) no Maranhão.
No primeiro dia (21) de atividades acontecem a mística e a abertura política da atividade. Na parte da tarde será realizada a conferência temática "ENFOC - Espaço de Transformação Política e Fortalecimento do Agricultor e Agricultura Familiar”. Na sequência, um painel vai detalhar as vivências dos educadores familiares no Maranhão. No período da noite, acontece a feira Sabores e Saberes, promovida pela Rede Estadual de Educadores Populares.
No segundo dia (22) de atividade foi realizado um painel com o tema “ENFOC e os desafios da formação e organização de base”. O objetivo da atividade é pensar como a ENFOC poderá contribuir para a categoria de agricultores familiares no Maranhão. Depois, foram realizados trabalhos de grupos por regional, sobre os questionamentos: “Que escola queremos para os próximos 10 anos?”, “Quais os desafios da formação de base?” e “Quais as estratégias de auto-superação?”. Na tarde do segundo dia, foram realizadas também oficinas pedagógicas com os temas “Comunicação Social e Sindicalismo”, “Relações Intergeracionais”, “Políticas Públicas com ênfase na Reforma Trabalhista e Previdenciária com o Agricultor Familiar”, “Formação de Educadores Populares” e “Rede de Educadores / Agroecologia e Agricultura Familiar. À noite, acontecerão apresentações culturais realizadas pelos participantes do V EMAFOR. FONTE: Comunicação FETAEMA: Marcos Aranha