A CONTAG comemora a vitória de uma luta que já dura muitos anos. A Usina Tanques, em Alagoa Grande-PB, foi finalmente desapropriada e imitida ao Incra, na última quinta-feira, dia 11, o que significa que agora a área pode ser destinada à reforma agrária. Pela importância e significado desta imissão para a Paraíba e para a reforma agrária no Brasil como um todo, o próprio presidente do Incra, Carlos Guedes, recebeu o documento de posse das mãos do oficial de justiça Antonio Wanderlei, da 4ª Vara da Justiça Federal.
O local é emblemático, por ser um dos alvos da luta de Margarida Maria Alves, principal referência para as mulheres trabalhadoras rurais, que em seu mandato de presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande enfrentou os proprietários da usina por melhores condições de trabalho para os operários e operárias que nela trabalhavam em total informalidade.
A Usina hoje encontra-se em ruínas. São aproximadamente 860 hectares, e o projeto para a área estima assentar 60 famílias. Os imóveis rurais denominados Usina Tanques/Capoeira foram declarados de interesse social para fins de reforma agrária através de DecretoPresidencial publicado no Diário Oficial da União no dia 21 de agosto de2012.
FONTE: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila (com informações do Incra)