Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RONDÔNIA
Unidade móvel de enfrentamento à violência é entregue em Rondônia
WhatsApp

11 de Dezembro de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
rondônia



A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, florestas e águas. Visando levar às mulheres dessas áreas os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Assistência Social, lançou na manhã da última terça-feira (09) os serviços da primeira unidade móvel de Rondônia, para atendimento às mulheres vítimas de violência.

O ato de entrega da unidade móvel aconteceu no Palácio Rio Madeira e contou com a presença da assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres, Raimunda de Macena, do secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRO, Izabel de Oliveira, da secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim, de dirigentes dos STTRs de Rolim de Moura, Novo Horizonte, Ji-Paraná, Urupá, Alvorada do Oeste, Nova União, Jaru e Theobroma, de representantes dos órgãos que atuam com a Política para as Mulheres, bem como representantes da sociedade civil.

Para Izabel de Oliveira, a entrega da unidade móvel em Rondônia é resultado da continuidade de um trabalho intenso de luta no combate à violência contra a mulher e lembrou que esta é uma conquista da Marcha das Margaridas. A secretária comemorou a conquista e ressaltou a importância desta política e dos serviços que serão ofertados, e que deverão chegar às comunidades rurais e atender as mulheres trabalhadoras rurais.

Para a assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres, Raimunda de Macena, esse momento é de fechar os ciclos de entregas das unidades móveis em diversos estados brasileiros. “Os atendimentos por intermédio das Unidades Móveis é uma das ações estratégicas do Programa do Governo Federal: “Mulher: Viver sem Violência”, que consiste em um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, frisou.

A primeira localidade atendida com a unidade móvel foi o distrito de Jacy-Paraná, na Escola Tiradentes da Polícia Militar.

Fórum de enfrentamento

O Planejamento, a articulação e o monitoramento das ações da Unidade Móvel são feitos por meio do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, criado em março deste ano. Zilene Rabelo, que é secretária adjunta da Seas e presidente do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta de Rondônia, explanou sobre a estrutura do ônibus e que tipo de serviços a unidade móvel irá ofertar. ”A unidade móvel é um ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptado para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. O ônibus é composto por duas salas de atendimento fechadas, para garantir a privacidade das mulheres atendidas; mesa, computador, impressora, e ar-condicionado em cada uma das salas; acessibilidade a cadeirantes; toldo retrátil na lateral do ônibus e 24 cadeiras, criando área de espera sombreada e gerador próprio. A unidade móvel irá ofertar os seguintes serviços: Orientação jurídica; atendimentos com psicólogos e assistentes sociais; teste de tracoma além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.” explicou.

As dirigentes da FETAGRO, Izabel de Oliveira, Creonice Vilarim e Rosiléia Inácio integram o Fórum Estadual. FONTE: Assessoria de Comunicação FETAGRO - Luciane Machado



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico