Margaridas de todo o Maranhão receberam nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões (São Luis-MA), duas Unidades Móveis de Combate à Violência contra as mulheres do campo. “Este é um importante avanço para coibir a violência contra as trabalhadoras rurais. Atualmente os índices de agressões e mortes ainda são alarmantes no Brasil, sobretudo nos estados do Norte e Nordeste. Quando se trata do campo, estes números são ainda mais vergonhosos, pois estas companheiras estão distantes de qualquer órgão de denúncia, o que dificulta a punição devida aos agressores. Outro fator que também vale ressaltar é que os números apresentados por estes órgãos, como o IBGE, nem sempre apresentam a realidade da zona rural, pois as pesquisas na maioria das vezes não chegam com eficiência no campo, o que nos leva a crer que a realidade para as mulheres que moram em comunidades distantes muitas vezes não é mostrada com veracidade. Desta forma, as Unidades Móveis serão excelentes e necessárias como meios de denúncia e conscientização para impedir que nossas margaridas sejam vitimas deste crime silencioso”, denunciou a secretária de Mulheres da FETAEMA, Lina Martins, durante a solenidade.
As Unidades de apoio ao enfrentamento às agressões foram entregues pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que reiterou o compromisso do Governo Federal em continuar apoiando a luta das mulheres do campo e da floresta. “Entregaremos até dezembro duas Unidades móveis para cada um dos 27 estados do país. Agradecemos ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) por sempre dialogar conosco no sentido de apontar quais as reais necessidades do campo brasileiro”, destacou a ministra, em reconhecimento aos importantes pontos de pauta apresentados pela CONTAG, FETAEMA e STTR´s ao Governo Federal, através da Marcha das Margaridas.
Presente na solenidade, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, após cumprimentar a mesa em nome das trabalhadoras rurais presentes, ressaltou o significado desta conquista no combate à violência contra a mulher. “Receber estas Unidades hoje, mostra que estamos avançando, que nossa pauta da Marcha das Margaridas gradativamente vem sendo atendida pelo Governo Federal, porém não podemos entender que as Unidades são apenas dois ônibus com alguns equipamentos, onde profissionais virão e darão expediente. Nossa proposta enquanto MSTTR é que as Unidades Móveis estejam sendo implantadas conjuntamente a outros programas que tragam autonomia, dignidade, respeito e justiça às trabalhadoras rurais do campo brasileiro. Desta forma, cabe ao atual Governo do Maranhão implantar outras políticas públicas que, somadas às Unidades Móveis reivindicadas na Marcha das Margaridas e hoje entregues pelo Governo Federal, formem uma grande rede de proteção à mulher do campo”, ressaltou Alessandra Lunas.
A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, aproveitou a solenidade para socializar com as trabalhadoras rurais maranhenses que a próxima Marcha das Margaridas será realizada em todos os municípios brasileiros.
Saiba mais
A entrega das Unidades Móveis é uma conquista do MSTTR através do maior evento de massa do mundo, a "Marcha das Margaridas", que em 2011 trouxe em seu caderno de pauta esta reivindicação para o Governo Federal.
Hoje, esta conquista das trabalhadoras rurais é uma ação desenvolvida pelo Governo Federal, dentro do Programa Mulher, Viver sem Violência. De acordo com informações do Governo Federal, o objetivo é que sejam entregues até dezembro 54 ônibus, dois para cada estado.
Nas Unidades serão oferecidos vários serviços: delegacia, defensoria, as varas especiais para agilizar a medida preventiva, atendimento psicológico para mulheres em situação pós-traumática, atendimento de prevenção e orientação para emprego e renda, entre outros. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes