Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARANHÃO
UNIDADE MÓVEL: Uma conquista da Marcha das Margaridas
WhatsApp

23 de Outubro de 2013


Barack Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
maranhão

Margaridas de todo o Maranhão receberam nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Leões (São Luis-MA), duas Unidades Móveis de Combate à Violência contra as mulheres do campo. “Este é um importante avanço para coibir a violência contra as trabalhadoras rurais. Atualmente os índices de agressões e mortes ainda são alarmantes no Brasil, sobretudo nos estados do Norte e Nordeste. Quando se trata do campo, estes números são ainda mais vergonhosos, pois estas companheiras estão distantes de qualquer órgão de denúncia, o que dificulta a punição devida aos agressores. Outro fator que também vale ressaltar é que os números apresentados por estes órgãos, como o IBGE, nem sempre apresentam a realidade da zona rural, pois as pesquisas na maioria das vezes não chegam com eficiência no campo, o que nos leva a crer que a realidade para as mulheres que moram em comunidades distantes muitas vezes não é mostrada com veracidade. Desta forma, as Unidades Móveis serão excelentes e necessárias como meios de denúncia e conscientização para impedir que nossas margaridas sejam vitimas deste crime silencioso”, denunciou a secretária de Mulheres da FETAEMA, Lina Martins, durante a solenidade.

As Unidades de apoio ao enfrentamento às agressões foram entregues pela ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que reiterou o compromisso do Governo Federal em continuar apoiando a luta das mulheres do campo e da floresta. “Entregaremos até dezembro duas Unidades móveis para cada um dos 27 estados do país. Agradecemos ao Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) por sempre dialogar conosco no sentido de apontar quais as reais necessidades do campo brasileiro”, destacou a ministra, em reconhecimento aos importantes pontos de pauta apresentados pela CONTAG, FETAEMA e STTR´s ao Governo Federal, através da Marcha das Margaridas.

Presente na solenidade, a secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, após cumprimentar a mesa em nome das trabalhadoras rurais presentes, ressaltou o significado desta conquista no combate à violência contra a mulher. “Receber estas Unidades hoje, mostra que estamos avançando, que nossa pauta da Marcha das Margaridas gradativamente vem sendo atendida pelo Governo Federal, porém não podemos entender que as Unidades são apenas dois ônibus com alguns equipamentos, onde profissionais virão e darão expediente. Nossa proposta enquanto MSTTR é que as Unidades Móveis estejam sendo implantadas conjuntamente a outros programas que tragam autonomia, dignidade, respeito e justiça às trabalhadoras rurais do campo brasileiro. Desta forma, cabe ao atual Governo do Maranhão implantar outras políticas públicas que, somadas às Unidades Móveis reivindicadas na Marcha das Margaridas e hoje entregues pelo Governo Federal, formem uma grande rede de proteção à mulher do campo”, ressaltou Alessandra Lunas.

A secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas, aproveitou a solenidade para socializar com as trabalhadoras rurais maranhenses que a próxima Marcha das Margaridas será realizada em todos os municípios brasileiros.

Saiba mais

A entrega das Unidades Móveis é uma conquista do MSTTR através do maior evento de massa do mundo, a "Marcha das Margaridas", que em 2011 trouxe em seu caderno de pauta esta reivindicação para o Governo Federal.

Hoje, esta conquista das trabalhadoras rurais é uma ação desenvolvida pelo Governo Federal, dentro do Programa Mulher, Viver sem Violência. De acordo com informações do Governo Federal, o objetivo é que sejam entregues até dezembro 54 ônibus, dois para cada estado.

Nas Unidades serão oferecidos vários serviços: delegacia, defensoria, as varas especiais para agilizar a medida preventiva, atendimento psicológico para mulheres em situação pós-traumática, atendimento de prevenção e orientação para emprego e renda, entre outros. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAEMA - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico