A CONTAG sedia e participa durante toda esta segunda-feira (25), do Seminário REFORMA DA PREVIDÊNCIA SOCIAL que tem como objetivo discutir em unidade com entidades sindicais rurais e urbanas, o conceito e histórico da Previdência Social, Seguridade Social e modelos de Previdência e suas reformas na experiência internacional. O Seminário é organizado pela CONTAG, Contraf-CUT e Contracs-CUT.
“A CONTA está feliz em construir este Seminário conjuntamente, pois o que está em jogo são os direitos de toda a classe trabalhadora. Portanto, precisamos unir nossas forças e nos organizarmos, por que sozinhos não vamos ganhar essa batalha contra a proposta do governo de “reforma” da Previdência”. Com unidade, articulações com os variados setores e mobilização nas ruas, garantiremos os direitos previdenciários dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, ressaltou o presidente da CONTAG, Aristides Santos, na abertura do Seminário. Durante a manhã foram trabalhados os temas: Conceito de Seguridade Social e; RGPS e sistema de repartição simples; MP 871 – impactos sobre os trabalhadores(as), com a colaboração do ex-ministro, Carlos Gabas.
A Reforma Bolsonaro/Paulo Guedes foi analisada pelo ex-ministro, Ricardo Berzoine. O Sistema de capitalização – Modelo chileno e a situação dos idosos na América Latina foi abordado pelo historiador, José Ricardo Sasseron.
Ainda entra em debate na tarde de hoje, o tema da Sustentabilidade e Custeio do Sistema de Proteção Social Brasileiro, com um olhar para a: Seguridade Social brasileira (receitas e despesas); Reforma tributária necessária (aumentar tributação sobre ganhos de capital, propriedade, grandes fortunas e herança). Ao final do Seminário serão tirados pelas organizações presentes, encaminhamentos para enfrentar a Medida Provisória e a Reforma da Previdência. FONTE: Comunicação CONTAG