Na perspectiva de promover uma alimentação saudável à população brasileira; defender o Meio Ambiente e debater sobre as consequências dos agrotóxicos na saúde pública do Brasil, a CONTAG, representada pelo seu secretário de Política Agrária, Elias D’Ângelo Borges, contribuiu com o Seminário “A importância de uma Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA) para o Brasil”, realizado na noite e tarde desta terça-feira (06), na Câmara dos Deputados.
Durante o Seminário o relator da Comissão Especial da Câmara que analisou o tema (PNARA – PL 6.6670/16), deputado Nilto Tatto (PT-SP), apresentou o relatório de 87 páginas com o resultado final dos trabalhos do colegiado. Leia o RELATÓRIO completoAQUI Em sua fala, Elias destacou a importância da produção de alimentos saudáveis da Agricultura Familiar. Denunciou a aplicação de veneno (agrotóxicos) utilizada pelo agronegócio, que polui as matas ciliares e os mananciais de água potável. E, reivindicou a qualificação de técnicos agrícolas que tenham formação na aplicação de defensivos e fertilizantes naturais, entre outros pontos defendidos pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. Assista AQUI na íntegra a fala do secretario da CONTAG.
Além da CONTAG, também contribuíram com o Seminário, representantes da FAO/ONU no Brasil, Gustavo Chianca; do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues; do Greenpeace, Marina Lacôrte; da Defensoria Pública da União, defensora Thaís Aurélia Garcia; e do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST) da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, Daniela Buosi Rohlfs.
Após as falas o público presente também contribuiu com o debate sobre o projeto de lei. FONTE: Comunicação CONTAG