Na última assembleia do ano entre Fetaep e seus Sindicatos filiados, nos dias 09 e 10 de dezembro, participaram mais de 150 lideranças sindicais e o presidente da Contag, Alberto Broch. O objetivo do encontro foi discutir e aprovar a ata da assembleia anterior, assim como a previsão orçamentária para o exercício de 2011. Alguns informes referentes às políticas de atuação da Fetaep também foram repassados aos dirigentes.
Cada diretor teve uma fala de aproximadamente uma hora, em que cada um fez um breve resumo das ações que realizaram durante o ano de 2010. O tesoureiro geral da Fetaep coordenou as atividades sobre finanças, arrecadação e assalariados; Mário Plefk, vice-presidente, relatou os últimos acontecimentos sobre política agrícola; a coordenadora estadual de Mulheres, Mercedes Demore, falou sobre 3ª idade, mulheres e fez o lançamento da Marcha Nacional das Margaridas; o coordenador estadual de Jovens, Marcos Brambilla, apresentou os trabalhos realizados na política agrária e juventude; Aristeu Ribeiro, secretário geral, falou sobre meio ambiente, habitação e previdência; e, por fim, Ademir Mueller coordenou os trabalhos da organização sindical, formação e eleições 2011.
O deputado federal, Assis do Couto, participou do encerramento das atividades do dia 09 com um agradecimento pelo apoio recebido, tanto da Fetaep como de todos os trabalhadores rurais, nas eleições. “Graças a vocês estamos indo agora rumo ao nosso 3° mandato, que representa mais quatro anos que quero caminhar ao lado de vocês, encabeçando as lutas em prol dos trabalhadores rurais”, falou.
O encerramento da assembleia, no dia 10, foi marcado por muita alegria e descontração, com o sorteio de prêmios aos Sindicatos filiados e em dia com a Fetaep. Foram sorteados uma moto, um notebook, três computadores, três impressoras e três câmeras fotográficas digitais. Presidente da Contag elogia Fetaep “Estive aqui há alguns anos e hoje vejo que está muito melhor tanto politicamente quanto estruturalmente. Parabéns por vocês estarem investindo na casa do trabalhador rural”, disse Alberto Broch durante a abertura dos trabalhos.
O presidente da Contag conversou com as lideranças sobre a atual conjuntura política sindical e nacional, e também fez uma série de elogios à Fetaep e à diretoria, em especial ao presidente Ademir Mueller. Segundo Alberto, o dirigente da Federação desempenhou um papel fundamental durante o 10º Congresso da Contag – evento este que o elegeu presidente da Confederação em 2008. “Parabéns pela liderança que vocês têm aqui, que durante o nosso processo eleitoral se demonstrou um grande articulador político. Com toda a certeza, ele e sua diretoria, foram responsáveis pela minha vitória”, revelou Broch. Alberto também valorizou a participação que a Fetaep vem tendo nos eventos realizados em Brasília. “Antigamente, o Paraná levava um ou dois ônibus nos eventos de grande representação. Agora, vejo a Fetaep com 10, 12 caravanas”, comentou. É dessa maneira, continuou ele, que se faz um Movimento Sindical forte e atuante. “Com as nossas mobilizações, estamos dando um novo ânimo ao Movimento. Não é fácil, mas estamos conseguindo”, falou. A Contag, inclusive, está com grande reconhecimento internacional. Broch também destacou a democracia interna que passou a fazer parte das entidades. “Hoje temos mulheres, jovens e idosos atuando em nossas direções. Devemos continuar nesse caminho, sempre respeitando e estando aberto ao debate”, mencionou.
O presidente da Contag ficou surpreso ao ver a Fetaep tão lotada e, principalmente, por verificar todas as melhorias prediais que foram feitas. “Estive aqui há alguns anos e hoje vejo que está muito melhor, quase não reconheci”, brincou. Disse ainda que todas essas melhorias são o reflexo de uma boa gestão. “Vejo Ademir, que vocês estão investindo na casa do trabalhador rural. Fico muito feliz com que vi aqui”, disse ele ao presidente da Fetaep.
Perspectivas econômicas - O Brasil está em um processo de evolução muito positivo. “Acreditamos que as melhorias continuem na gestão da presidente eleita, Dilma Rouseff”, comentou. No entanto, continuou Broch, o Movimento Sindical não pode relaxar. “Precisamos continuar lutando, tendo uma atuação forte e capaz de dialogar com propostas qualificadas”, ponderou.
Para ele, mesmo o Brasil tendo se destacado economicamente em um período de grande instabilidade econômica mundial, a agricultura continua em uma condição desigual, se comparada a outros setores da economia. “Enquanto países da Europa e da América do Norte sucumbiram, conseguimos atingir um bom índice de crescimento. No entanto, nós da agricultura, mesmo com todos os avanços que conquistamos, continuamos em uma situação delicada”, salienta.
O presidente da Contag acredita que, para fortalecer a agricultura, é preciso investir em dois pontos. “Primeiramente, em assistência técnica rural em tempo integral para depois pensar em políticas que melhorem a renda do agricultor – ainda temos muita gente passando fome em nosso país, sendo muitos deles trabalhadores rurais”, exemplifica. FONTE: Comunicação da Fetaep