Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
ENTREVISTA
UITA conversa com o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino, sobre a fundação da CONTAR
WhatsApp

06 de Novembro de 2015


Arquivo CONTAG
TEMAS RELACIONADOS:
entrevista

Com Willian Clementino, vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG

“Há que construir consciência social sobre a origem dos alimentos”

O vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Willian Clementino, celebrou a realização do primeiro Congresso de Assalariados e Assalariadas Rurais e fundação da CONTAR.

Em diálogo com a Rel-UITA, Willian, analisou também a necessidade de uma mudança de modelo de produção e, sobretudo, uma mudança cultural no modo de consumo dos alimentos.

UITA-Como avalia este primeiro Congresso e a criação da Confederação Nacional de Trabalhadores Assalariados e Assalariados Rurais (CONTAR)?

Willian Clementino- Minha avaliação é muito positiva porque constituímos uma organização de alcance nacional que velará pelos interesses dos assalariados e assalariadas rurais, e que vai além da defesa dos direitos laborais.

A CONTAR tentará fomentar políticas públicas que melhorem não só as condições salariais deste coletivo, mas também, seu acesso aos sistemas de educação e saúde de boa qualidade.

Estas duas áreas são as mais precárias, portanto as que devemos prestar mais atenção. Considero também que a CONTAR terá que mediar a relação entre os trabalhadores e trabalhadoras rurais e agricultores e agricultoras familiares com os demais segmentos da sociedade.

UITA-Seria um erro manter a organização dos trabalhadores rurais isolada do resto dos coletivos e setores da produção?

Willian Clementino- Sim, seria um erro. Desde a criação da CONTAG estamos juntos aos assalariados e assalariadas rurais e aos agricultores e agricultoras familiares. A nova conjuntura parece estar nos separando, na realidade está fortalecendo o trabalho em comum.

CONTAR será uma grande Confederação que se somará à causa da CONTAG.

UITA- A Conferência Nacional sobre Segurança Alimentar também aparece como um eixo importante?

Willian Clementino- Sim. Este espaço é aberto à sociedade civil para reflexionar sobre a alimentação dos brasileiros e brasileiras sob o lema “Comida de verdade, no campo e na cidade”.

É um lema com o qual, eu pessoalmente, discordo. Na verdade, o que o Brasil e o mundo demandam não é “comida de verdade” senão uma alimentação de qualidade, nutritiva.

De todas as formas é muito importante o conteúdo e a estratégia de debate desta conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA), entidade muito respeitada pela relevância das suas políticas e pelo exemplo que é para outras organizações dentro e fora do Brasil.

Um modelo inviável a longo prazo

UITA- Os agricultores e os camponeses terão que rever a utilização dos venenos que muitos chamam agroquímicos e que, sem dúvida, são altamente prejudiciais para a saúde humana e da terra e cursos d’água.

Willian Clementino- Devemos considerar, obviamente, que os agricultores e agricultoras familiares ou os pequenos agricultores e agricultoras que utilizam agrotóxicos têm sido pressionados para fazê-lo. Existe uma grande pressão do próprio setor agrícola e até do Estado para que se incremente a produção a qualquer custo.

Os programas estatais como o Pronaf, que supostamente promovem o desenvolvimento da agricultura familiar, também com os créditos que proporcionam, marcam como, quando e onde devem os agricultores e agricultoras comprar os insumos para o cultivo.

Isso é lamentável, porque os agricultores perdem soberania

O impacto deste modelo é muito negativo para a saúde, para o ambiente, entre outras coisas. Existem dados de que cada brasileiro consome em média cinco litros de agrotóxicos por ano.

O índice de doentes de câncer é altíssimo, mas não se fazem pesquisas sobre o tema porque as grandes corporações do agronegócio incidem diretamente pela pressão financeira para que se mantenha a ignorância sobre o tema.

Selo de qualidade

Aprender a diferenciar o bom do ruim

UITA- O vínculo na relação entre a cidade e o campo pode ser o consumo de alimentos saudáveis?

Willian Clementino- Sem dúvida. É necessário dialogar e pôr sobre o tapete este assunto. Sobretudo com a população urbana, é preciso conhecer quem produz os alimentos e em quais condições isto é realizado.

Atualmente, estamos lutando para que a produção da agricultura familiar tenha um selo diferenciado, para que os consumidores saibam que atrás desse alimento existe um modelo de produção que respeita o meio ambiente e as relações laborais diferenciadas, o conjunto da família, que produz os alimentos sob certos padrões de qualidade, e de forma coletiva.

Temos que construir consciência social sobre a origem dos alimentos, começando com as crianças.

Já é tempo de começar esta reconstrução.

FONTE: Secretário Regional da América Latina da UITA, Gerardo Iglesias com revisão da Assessoria de Comunicação da CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico