Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª PLENÁRIA DA JUVENTUDE
Troca de Sementes e Saberes
WhatsApp

01 de Dezembro de 2016


Luiz Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
3ª plenária da juventude

Silvana trouxe lá do município Rio do Campo, em Santa Catarina, as sementes do café de baraço, milho roxo e milho asteca.

“Muito bom fazer a troca de sementes com outras pessoas. Para mim é uma experiência nova e muito boa, pois é a primeira vez que tenho a possibilidade de conhecer outras culturas cultivadas no nosso Brasil”, destacou Silvana da Silva. Do município de Dois Riachos em Alagoas veio Maria Raelma, trazendo na bagagem sementes de milho elefante, feijão moreninho e abóbora da mãe. “A troca de sementes é importante porque a gente conhece a variedade e riqueza que só a agricultura familiar é capaz de preservar”, diz Maria Raelma Oliveira Cavalcante. Já Benedito trouxe de Matões do Norte no Maranhão, fava branca e sementes de gergilim. “Quero levar para nosso município e Sindicado a importância de cultivar e preservar as sementes crioulas. Penso que a ideia da Feira pode ser também implantada em nossos Territórios”, afirma Benedito Oliveira. As histórias de Silvana, de Maria e Benedito, se encontraram na Feira de Sementes e Sabores da 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural, que aconteceu na noite desta quarta-feira (30).

A Feira abre uma oportunidade para que a juventude reflita sobre a relação entre a preservação das sementes e a sucessão rural. Afinal, guardá-las significa lutar pela diversidade e valores locais mantidos pela agricultura familiar. “O Processo de desenvolvimento rural local sustentável e solidário que trabalhamos dentro do nosso Projeto Alternativo visa quebrar essa barreira das grandes commodities e a linha do agronegócio que acha que a economia gira entorno de duas ou três grandes culturas, como soja, milho e algodão. A agricultura familiar precisa romper com esse conceito errôneo e retomar a sustentabilidade na produção de alimentos local, com respeito a diversidade dos nossos biomas e do material genético que temos. Portanto, a troca de sementes cumpre esse papel”, afirmou a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

Outro objetivo da Feira é fazer com que a juventude rural do Movimento Sindical reflita sobre como contribuir para que as organizações ligadas a agricultura familiar, criem seus bancos de sementes nas regiões, nos estados, nos municípios, nos sindicatos, nas cooperativas, etc.

A troca de sementes e saberes na Feira ainda abre uma reflexão sobre quais condições o Estado pode oferecer para o Movimento Sindical organizar os bancos de sementes na perspectiva de não perder essa enorme gama genética da agricultura familiar que é responsável pela manutenção e variedade de alimentos no Brasil e no mundo.

CONTAG e EMBRAPA renovam Acordo Geral de Cooperação Técnica Vale ressaltar que em 21 de setembro a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) renovaram o Acordo Geral de Cooperação Técnica. Entre as ações garantidas através do Acordo, estão seminários, capacitações de multiplicadores (as) para valorização e propagação de sementes crioulas, jornadas temáticas de organização da produção e meio ambiente, bem como a participação da CONTAG nas oficinas territoriais para elaboração de propostas de projetos para o Fundo Amazônia (Cooperação Embrapa – BNDES), entre outras. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Barack Fernandes



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico