Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
3ª PLENÁRIA DA JUVENTUDE
Lançamento de livro, homenagens, aprovação de Cartas e plantação de ipê marcam encerramento da Plenária da Juventude
WhatsApp

02 de Dezembro de 2016


Rafael Fernandes
TEMAS RELACIONADOS:
3ª plenária da juventude



O último dia da 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural foi marcado por muita emoção e reafirmação da luta por sucessão rural e por nenhum direito a menos! A mística de abertura foi bem animada, com a cara da juventude e que proporcionou integração entre os(as) jovens, que já estão sentindo saudade desse clima e de estarem juntos e juntas.

O primeiro ato do dia foi o lançamento do livro “Juventude Rural e sua caminhada na CONTAG”, publicação que resgata e registra a trajetória de lutas e conquistas dos(as) jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais. “Esse ano comemoramos os 15 anos da Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (CNJTTR). E esse livro foi pensado com muito carinho para vocês levarem para a base e conhecerem essa trajetória de lutas e conquistas da juventude dentro do MSTTR. Esse é um momento muito importante para nós. Vamos aproveitar bem. Para nós estarmos aqui, tivemos outros companheiros e companheiras, que não estão mais aqui conosco, mas que fizeram muito para alcançarmos a cota de 20%, ter criado a Secretaria de Jovens, termos realizado os Festivais, o Consórcio Social da Juventude Rural, entre outras frentes. Esse é o resultado da luta de muitos(as) jovens. E é com muito carinho que digo que está lançado o nosso livro!”, comemora a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

Em seguida, aconteceu o momento de homenagens. A Comissão Nacional de Jovens e o seu protagonismo no MSTTR foram ressaltados. “Ser jovem é ser semeador de sonhos. Ser comissão é colher frutos. Não será possível trabalhar o fortalecimento da Agricultura Familiar sem falar da sucessão rural”, essas foram algumas das afirmações de membros da CNJTTR.

A CNJTTR homenageou as coordenadoras e secretárias de Jovens da história da CONTAG, Simone Battestin, Elenice Anastácio e Mazé Morais. As companheiras receberam o livro autografado por toda a Comissão e arranjos de flores.

A CONTAG também homenageou as delegações em nome dos coordenadores(as) e secretários(as) e os diretores e diretoras jovens da Confederação, que receberam uma placa da composição da CNJTTR, demonstrando a sua atuação nacional e de forma unificada.

RESULTADO DOS TRABALHOS DA PLENÁRIA Após o momento de homenagens, foi feita a apresentação da sistematização dos trabalhos de grupo. Durante a 3ª Plenária, a juventude rural aprofundou o debate, na perspectiva dela, sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, Organização e Estrutura Sindical e Organização e Luta da Juventude Trabalhadora Rural. Como também, foram identificados elementos para compor o Plano de Lutas do MSTTR ao 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), reafirmando a estratégia política de participação e atuação político-sindical no 12º CNTTR, em março de 2017.

Os trabalhos em grupo também subsidiaram a construção da Carta Política da 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural. Esse documento traz uma reflexão forte da juventude rural sobre a organização sindical e o atual cenário político e econômico brasileiro, sua preocupação com os retrocessos, bem como os seus sonhos e ousadia de construir outro mundo possível com direitos, democracia, igualdade, autonomia e liberdade.

Também foi lida a Carta produzida pela CNJTTR que trata dos desafios enfrentados pela juventude rural no MSTTR, principalmente em realizar o seu trabalho nos estados e municípios, e ter o seu protagonismo reconhecido e valorizado.

A juventude rural também aprovou uma nota de repúdio a violência policial na manifestação contra a PEC 55 e a MP de reforma do Ensino Médio, ocorrida no dia 29 de novembro; bem como moção em defesa de uma alimentação mais saudável e com produtos da agricultura familiar.

A Plenária foi encerrada com o vídeo que resgatou todos os momentos desses quatro dias intensos e com a plantação uma muda de ipê.

“Finalizamos a 3ª Plenária com um sentimento de alegria, de missão cumprida, com momentos importantes que fortaleceram muito a nossa juventude desde o primeiro dia. A participação da juventude foi muito rica nos debates, nos painéis, grupos de trabalho, nas noites culturais e na manifestação do dia 29, e a integração da juventude de todo o País também foi bem positiva. Sentimos que a juventude saiu fortalecida, com mais vontade de ir à luta, tendo em vista que reafirmamos que somos contra a PEC 55 e a reforma autoritária do Ensino Médio, sem dialogar com os estudantes, com os pais, com os educadores e os movimentos sociais. A nossa Plenária foi um momento muito importante de qualificar os(as) nossos(as) jovens para o 12º CNTTR e, não tenho dúvida, juventude rural contribuirá e muito na construção de novas proposições. Então, avalio de forma muito positiva a nossa 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural na luta por sucessão rural e nenhum direito a menos!”, avaliou a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

ESPAÇOS DE CUIDADOS A 3ª Plenária Nacional da Juventude Rural contou com espaços especiais de cuidados, como o Cantinho da Criança, o Espaço de Saúde e o Espaço do Chá. Enquanto as jovens mamães participavam das atividades e debates, algumas cuidadoras se dedicaram aos pequenos e pequenas com momentos de recreação, de formação, contação de histórias, com cantigas e danças.

O Espaço da Saúde contou com equipe de enfermeiro e motorista, que prestaram os primeiros socorro e tudo ficou sob controle. O único caso que preocupou foi com uma jovem que participou da manifestação contra a PEC 55 e contra a reforma do Ensino Médio, no dia 29 de novembro, que foi atingida por uma bomba de gás por conta da ação violenta da Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios.

Já o Espaço do Chá, que está se consolidando a cada evento da CONTAG, ficava sempre lotado, com os chás maravilhosos produzidos pelas companheiras do Acampamento Tiradentes, localizado no Distrito Federal. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico