A falta de condições adequadas para o transporte de trabalhadores rurais ainda é grave no campo. Na semana passada, o transporte precário fez novas vítimas. Um ônibus que levava 28 trabalhadores de Alto Paraná para Paranavaí, no Estado do Paraná, colidiu com outro veículo, que vinha em direção contrária.
De acordo com o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Alto Paraná, Carlos Sebastião Gonçalves, todos os ocupantes do ônibus sofreram lesões, algumas graves, levando vários trabalhadores à internação. "O ônibus não oferecia segurança, era velho e por isso, todos se machucaram. O acidente só não foi pior porque os dois veículos não estavam em alta velocidade", disse.
Os trabalhadores iriam para o arranque da mandioca, na propriedade de um empreiteiro de Paranavaí. O dirigente sindical contou que a empresa é a mesma que foi autuada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), dias antes, por não assinar carteira de trabalho. Carlos Sebastião também culpa o Detran local por autorizar a circulação de veículos utilizados em transporte coletivo com mais de 20 anos de uso. "Existem vários responsáveis e ainda precisaremos brigar bastante para mudar essa situação", desabafou.
Os trabalhadores rurais vítimas do acidente que foram internados receberam alta e já estão em casa. Alguns já voltaram a trabalhar. Todos passam bem. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias