Até 31 de agosto de 2017, já foram inscritos mais de 4.3 milhões de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), totalizando uma área de 413.249.830 hectares inseridos na base de dados do sistema do Serviço Florestal Brasileiro. Os produtores e produtoras rurais têm até 31 de dezembro de 2017 para realizar o CAR. Apesar de algumas regiões já alcançarem mais de 100% de área cadastrada, outras precisarão de mais tempo para finalizar as inscrições, como é o Nordeste, por exemplo, que está com apenas 77% da área cadastrada.
Veja o resumo do Boletim do mês de agosto do Serviço Florestal Brasileiro:
Clique no link a seguir para acompanhar a evolução do CAR em cada estado: http://www.florestal.gov.br/documentos/car/boletim-do-car/3077-boletim-informativo-car-agosto-2017/file
Já prevendo que muitos estabelecimentos rurais não conseguirão fazer a inscrição até o final do ano, tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado pedidos de prorrogação do prazo.
Na Câmara dos Deputados, o deputado Heitor Schuch (PSB-RS) ingressou com o PL 4550/2016, que solicita a prorrogação do prazo para inscrição dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural até 5 de maio de 2018. A alegação do parlamentar é a dificuldade que a agricultura familiar está enfrentando para realizar o CAR. A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o parecer por unanimidade. Em seguida, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também aprovou por unanimidade. Agora, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
No Senado, tramita o PL 287/2015, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que solicita a alteração do prazo de um para três anos. O projeto encontra-se na Comissão de Meio Ambiente, e a matéria está sendo analisada pelo relator.
Portanto, segundo a secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmari Malheiros, como os pedidos de prorrogação ainda estão em análise, continua valendo o prazo final do CAR para o final de 2017. “A Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG tem recebido diversas solicitações para a prorrogação. Desta forma, estamos articulando junto às Comissões de Agricultura e de Meio Ambiente (tanto da Câmara quanto do Senado) para finalizarem as análises e aprovação da matéria”, explica a secretária. FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Verônica Tozzi