A agenda do FSM 2009 apresenta atividades organizadas pela Fetagri/PACerca de 900 trabalhadores e trabalhadoras rurais participaram da abertura do Fórum Social Mundial 2009 (FSM), na terça-feira (27), em Belém (PA). Uma caminhada entre o Cais do Porto e a Praça do Operário marcou o início do evento. A cidade vai sediar o FSM até o dia 1° de fevereiro. Representantes de ONGs e entidades dos movimentos sociais de várias partes do mundo participam de debates e atividades no intuito de estimular a reflexão sobre a construção de uma sociedade mais democrática e justa.As atividades voltadas especificamente para os trabalhadores e trabalhadoras rurais começam nesta quinta-feira (29) e vão até o sábado (31). O diretor de Organização Sindical e de Assalariados e Assalariadas Rurais da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará (Fetagri/PA), Raimundo Júnior, conta que o primeiro debate sobre questões do campo será o "Reformando a Amazônia", que ocorre na tenda da Fetagri/PA, localizada na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A mesa de discussão abordará o reflorestamento, a preservação da floresta e o programa Um Bilhão de Árvores para a Amazônia.
Desde ontem (28) até o dia 1° de fevereiro, 100 mil mudas estão sendo plantadas no viveiro da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Pará (Aimex) a fim de contribuir com o programa governamental. Várias placas foram espalhadas pelos campi das universidades convidando os participantes e a população para plantarem.
Programação - Hoje (29), está marcado seminário sobre organização e produção na agricultura familiar. Todo o evento conta com 18 tendas para a realização atividades para crianças, jovens e adultos. Há também cinema no prédio principal da UFRA. Dois filmes já foram exibidos o documentário Mataram Irmã Dorothy, que denuncia a impunidade na Amazônia e analisa o julgamento dos assassinos da religiosa, e o vídeo Frente de Trabalho, que em detalhes o trabalho dos auditores fiscais no combate ao trabalho escravo.Durante todo o FSM 2009, estão previstas manifestações folclóricas, teatrais, musicais e blocos de rua nas áreas abertas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da UFRA. As oficinas e vivências começam nesta quarta-feira (29) no ginásio da UFRA e salas da UFPR. Além disso, vários debates no âmbito social preenchem a agenda do evento até o dia 1° de fevereiro. Entre os temas em discussão estão avanços tecnológicos, meio ambiente e direitos humanos. Confira mais informações sobre o FSM no site http://www.fsm2009amazonia.org.br. FONTE: Simone Andrade, Agência Contag de Notícias