Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Trabalhadores rurais ocupam pátio da Usina Cucaú em Pernambuco
WhatsApp

15 de Maio de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco

Há 60 dias sem receber o pagamento das verbas rescisórias e das férias, e há duas quinzenas sem receber salários, cerca de 500 trabalhadores e trabalhadoras rurais da Usina Cucaú resolveram acampar, por tempo indeterminado, no pátio da empresa, localizada no município de Rio Formoso, na Zona da Mata Sul do estado. O grupo realizou a ocupação na manhã de hoje, após algumas tentativas frustradas de negociação junto a representantes da Usina.

A Cucaú emprega 2.000 trabalhadores dos municípios de Ribeirão, Gameleira, Escada, Água Preta, Rio Formoso, Barreiros, Tamandaré e Sirinhaém. Um pedido de audiência, já foi formalizado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), para que o órgão passe a fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas, por parte da empresa, e que possa mediar os conflitos existentes.

Para o diretor de Política Salarial da Fetape, Paulo Roberto, o cenário é preocupante. Ele acredita que se as indústrias primassem pela qualidade da gestão e do planejamento, os trabalhadores rurais assalariados não seriam tão penalizados. “Os canavieiros estiveram, durante todo o período da safra, contribuindo para o sucesso da empresa e, logo após o término da colheita, eles não receberam seus direitos trabalhistas, justamente pelo fato de a Usina não ter uma política de assistência que possa atuar num momento como este. Isso é inadmissível”, avalia.

Sobre o não pagamento dos direitos trabalhistas, segundo Paulo Roberto, representantes da Usina Cucaú estão alegando que não conseguiram acumular um volume suficiente de recursos para poder sanar todos os seus compromissos. “Em sua maioria, trata-se de empresas que devem à União, ao Estado e, também, ao mercado. Isso às vezes dificulta o processo de negociação antecipada”, conclui.

Em um mês, essa é a terceira mobilização dos trabalhadores canavieiros no Estado

Na madrugada do dia seis de maio, cinquenta famílias, apoiadas pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Goiana e pela Fetape, ocuparam, os engenhos São Bento e Dois Rios II, pertencentes ao Complexo Cruangi/Maravilha, no município de Goiana.

Os ocupantes são ex-funcionários ou funcionários da ativa das Usinas Cruangi e Maravilha que, há meses, não recebem seus salários. Por esse motivo, fica constatado que a terra não tem cumprido o seu papel social e, assim, deve ser utilizada para fins de reforma agrária.

Já no dia 15 de abril, uma comissão formada por 26 trabalhadores rurais assalariados dos municípios de Água Preta, Gameleira, Joaquim Nabuco e Palmares, localizados na Zona da Mata Sul, reuniram-se no escritório da Usina Pumaty, no Recife, para apresentar uma pauta à administração da empresa com as seguintes reivindicações: rescisão do contrato de trabalho; pagamento das quinzenas atrasadas; pagamento do salário família atrasado; pagamento de 50% das férias do mês de agosto e férias completas atrasadas; férias coletivas de quase 70% dos trabalhadores; e repasses das contribuições aos sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, que estão nove quinzenas atrasadas.

De concreto, os agricultores assalariados, que estão há dois meses e meio sem receber as quinzenas, ouviram dos representantes da indústria o compromisso de que, por enquanto, só seriam entregues 2.550 cestas básicas, até o dia 19 de abril.

FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico