Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
SECA
Trabalhadores rurais intensificam mobilizações no interior de Pernambuco
WhatsApp

03 de Maio de 2012

TEMAS RELACIONADOS:
seca

A estratégia é cobrar do poder público a aceleração na implantação das medidas de emergência no combate aos efeitos da estiagem

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais estão intensificando as mobilizações no interior do estado, a partir desta sexta-feira, com o objetivo de denunciar o momento difícil em que vive as famílias do Sertão e Agreste, por causa da seca, e cobrar respostas dos governos, nos níveis estadual e federal, para a pauta de reivindicações entregue pelo Movimento Sindical. Os atos públicos também exigem medidas urgentes em nível municipal.

Nesse sentido, várias manifestações estarão acontecendo nesta e na próxima semana, em diferentes municípios:

1. Ato público no Sertão do Submédio São Francisco

Cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras rurais da região do Submédio São Francisco (11 municípios) irão realizar um grande Ato Público, no dia 4 de abril, no município de Floresta, a partir das 9 horas, em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Na ocasião, os trabalhadores entregarão uma pauta de reivindicações à Prefeitura. Banco do Nordeste, Instituto Agronômico de Pernambuco, IPA, com propostas que possam viabilizar, de forma urgente, as ações para minimizar os efeitos da seca na vida das famílias agricultoras.

2. Caminhada no Sertão Central

Já em Serra Talhada, está sendo organizada uma caminhada, que deverá envolver cerca de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais dos 14 municípios que formam o Sertão Central. A atividade acontecerá no dia 7 de maio.

A concentração será em frente à sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, a partir das 7 horas, de onde os manifestantes seguirão pelas ruas do centro até a praça onde é realizada feira do município.

3. Mobilizações no Sertão do Pajeú

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais de região do Sertão do Pajeú realizarão manifestação no próximo dia 10 de maio, a partir das 6 horas da manhã, próximo ao Posto Cruzeiro, que fica após o trevo da entrada do distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia.

O ato, que contará com exposição de faixas e falas de representantes da sociedade civil e Movimento Sindical, reforçará o coro dos municípios de reivindicam respostas à pauta entregue pela Fetape aos Governos Federal e Estadual. Para essa mobilização, 14 municípios serão envolvidos.

Outras mobilizações já aconteceram no Sertão do Araripe, na cidade de Ouricuri, no dia 30 de maio, e em Vertente do Lério, no Agreste Setentrional, no dia 1º de maio.

Contextualização - A Fetape esteve em reunião, nos últimos dias, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e com o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, os quais receberam documento construído pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e demais entidades parceiras, propondo ações emergenciais e estruturantes relativas ao combate aos efeitos da seca e na perspectiva da convivência com o semiárido.

No dia 30 de abril, o governador Eduardo Campos assinou o decreto que cria o Comitê Integrado de Combate à Seca, no Palácio do Campo das Princesas, mas sem a participação dos movimentos sociais. “Temos legitimidade política para representar esses trabalhadores que sofrem os efeitos desta severa estiagem. Porém, infelizmente, apesar de reconhecer a importância da sociedade civil nos diversos espaços de construção de políticas públicas, como também a experiência na organização dos trabalhadores e trabalhadoras, o Comitê foi constituído sem a presença da sociedade civil”, critica o presidente da Fetape, Doriel Barros.

“A Fetape e os Sindicatos vão continuar defendendo a participação dos movimentos sociais nos comitês Estadual e municipais, como forma de assegurar que as ações sejam implementas de modo democrático e participativo, como precisa e deve ser neste momento”, conclui Doriel Barros. FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico