Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
PERNAMBUCO
Trabalhadores rurais de Pernambuco promovem congresso para discutir estratégias de luta por acesso a direitos
WhatsApp

30 de Julho de 2014



TEMAS RELACIONADOS:
pernambuco

Quais as principais bandeiras de luta de agricultores/as familiares e assalariados/as rurais para os próximos anos? Que estratégias serão usadas para pautar, junto aos governos e à sociedade, as demandas das populações do campo? Essas são algumas questões que nortearão os debates do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, que acontece desta quinta-feira (31) até sábado (2/08), no Centro de Convenções do Hotel Canariu´s, em Gravata. Cerca de 1200 homens e mulheres do campo, de todas as regiões do estado, devem participar da atividade, que contará, também, com a presença do presidente da Contag, Alberto Broch, de dirigentes de Federações de outros estados, do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entre outras autoridades.

Promovido pela Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco) e seus Sindicatos filiados, o evento colocará em pauta, durante três dias, questões como reforma agrária; meio ambiente; políticas para a juventude, as mulheres e a terceira idade; habitação, saúde e educação do campo; trabalho decente e políticas agrícolas, entre outras. Para subsidiar os debates, na sexta-feira (01/08), o jornalista da revista Carta Capital, Leandro Fortes, fará uma análise de conjuntura. Em seguida, os participantes seguirão para trabalhos de grupo, nos quais irão definir planos de luta para o quadriênio 2014/2018. Durante o Congresso, também será eleita a direção da Fetape para esse período.

O Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é a instância máxima de deliberação do Movimento Sindical Rural (MSTTR). Nele, são definidas as diretrizes que orientam os homens e mulheres do campo na luta pela implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento. Na ocasião, os Sindicatos dos 179 municípios do estado, filiados à Fetape, trazem suas delegações, formadas por agricultores familiares e assalariados rurais (canavieiros e fruticultores), que apresentam proposições para essa caminhada, respeitando a realidade de cada região.

"Esse é um momento estratégico de definições políticas para a vida do Movimento Sindical Rural, especialmente por estarmos em um ano eleitoral, no qual, precisamos dizer aos candidatos e às candidatas, tanto do Legislativo, quanto do Executivo, o que queremos para os homens e mulheres do campo. Pernambuco não pode deixar de reconhecer o valor da agricultura familiar para o desenvolvimento do estado, pois produzimos a maior parte dos alimentos colocado sobre as mesas das famílias do campo e da cidade, e contribuímos para a segurança alimentar e nutricional dessas pessoas. Atualmente, o que ocorre é uma maior atenção aos grandes empreendimentos", avalia o presidente da Fetape, Doriel Barros.

Lançamentos: Durante o evento, serão lançadas publicações sobre o Projeto Alternativo de Desenvolvimento do MSTTR, com uma linguagem mais voltada para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, um livro sobre as Memórias Vivas da Academia Sindical Fetape, que traz a história de luta no campo e pelo campo, de alguns dos homens e mulheres das três regiões do estado, e uma cartilha sobre gestão sindical, que objetiva contribuir com a qualificação dos Sindicato no atendimento aos seus sócios e sócias. Durante a confraternização, que acontecerá na noite do segundo dia, haverá, ainda, o lançamento do CD Orquestra Natural, do cantor Elias Dionizio.

O 9o Congresso conta com o apoio da Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária e da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar de Pernambuco e da Caixa.



FONTE: Assessoria de Comunicação da FETAPE - Ana Célia



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico